MTU traça mapa dos idosos que usam transporte coletivo
Em alguns meses a Secretaria Municipal e Trânsito e Transportes de Cuiabá e a Associação Matogrossense de Transportadores Urbanos ( MTU) terão informações de quantos idosos utilizam o transporte coletivo em Cuiabá, quais os principais destinos e as regiões da cidade onde existe maior concentração da população com mais de 65 anos. Os dados estão sendo colhidos através de um cadastro que começou a ser feito há mais de uma semana para que os idosos tenham acesso ao Cartão da Melhor Idade, que permite a passagem deles pela catraca. O novo cartão não é obrigatório e não tem limite de créditos. Até agora 1.250 idosos já fizeram o cadastro e estão utilizando o cartão.
Não existem informações concretas, mas segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Cuiabá é de 550mil, 3,5% teriam mais de 65 anos, cerca de 19.250 pessoas. Com Várzea Grande, esse número pode chegar a 25 mil pessoas. “Acreditamos que já cadastramos em torno de 5% desse grupo que utiliza o transporte coletivo em Cuiabá”, estima o diretor da MTU, Moacir Zanini. Com o cadastro, o diretor acredita que será possível melhorar o atendimento aos idosos no sistema de transporte coletivo. “ Vamos saber as linhas e horários que mais são usados por eles e será possível fazer treinamentos para os funcionários das empresas de ônibus direcionados para este público.
O cadastro é feito por oito atendentes na agência central da MTU em Cuiabá, na Rua Joaquim Murtinho, que recolhem as principais informações e cadastram a digital de cada um deles. Também é feita uma foto que vai impressa no cartão. Imediatamente o cartão é entregue ao novo usuário. Em seguida, outra funcionária faz um treinamento com cada idoso num validador instalado na agência, mostrando como deve proceder para que a catraca seja liberada. Se o sistema de reconhecimento da digital falhar, o motorista libera a catraca para dar passagem ao idoso.
A Coordenadora de Bilhetagem e Tecnologia da MTU, Annelyse Cândido lembra que tipo de cartão vem atender uma reivindicação dos próprios idosos e está consignado em ata da Conferência Estadual da Melhor Idade que aconteceu em setembro de 2011. Os Cartões da Melhor Idade já existem em algumas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Teresina. Não existe prazo para fazer o cadastro e garantir o cartão, pois a apresentação de carteira de identidade continua valendo. Além disso, será divulgada uma programação de visitas da MTU Móvel em entidades, associações e eventos da Melhor Idade onde os idosos serão cadastrados e receberão o cartão imediatamente”, disse. (Ascom) W.S
Comentários