Cúpula do partido aprovou estratégia de eleger prefeito em Cuiabá, em 2012
PTB já cobra do prefeito Galindo o projeto de reeleição
A direção municipal do PTB aprovou, em dezembro, um conjunto de medidas estratégicas para 2012, nas quais estão inclusas a defesa pela reeleição do prefeito Chico Galindo e o projeto de eleger até seis vereadores.
A direção nacional do PTB, conforme Midianews revelou, já manifestou a apoio à reeleição de Galindo, conforme entrevista dada ao site pelo presidente do partido, Roberto Jefferson.
Apesar das insistentes declarações públicas de Galindo em não ser candidato à reeleição, o PTB já começa o ano defendendo o projeto de lançá-lo como opção ao Palácio Alencastro.
Um dos argumentos é de que a adoção de medidas impopulares, embora tenha provocado desgaste, foi essencial para manter o equilíbrio fiscal do município e aumentar a capacidade própria de investimentos, o que poderá ser percebido a partir deste ano.
"A Prefeitura de Cuiabá sempre foi uma vitrine política. Por isso, os gestores adotavam o populismo e não tinham foco de gestão. O Galindo assumiu numa situação onde se deviam R$ 60 milhões aos fornecedores e conseguiu quitar a dívida. Ainda teve coragem de implantar uma nova tabela para o pagamento do IPTU, que estava defasada, e viabilizar a melhoria do sistema de água e esgoto com a concessão da Sanecap", comentou Dilemário Alencar, presidente do PTB de Cuiabá.
O dirigente partidário ainda ressaltou o que o PTB classifica de "êxito administrativo" na gestão Galindo, para defendê-lo como candidato em outubro deste ano.
Um das decisões administrativas lembradas foi a demissão de mais de 1 mil servidores terceirizados e comissionados, o que permitiu fechar 2010 com equilíbrio fiscal de R$ 100 milhões, que serão usados em investimentos.
"Com o corte nas despesas, pagamos a dívida com fornecedores e o salário do funcionalismo em dia, inclusive, com a reestruturação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) aos servidores. Agora, o foco é o investimento na área social. Já foram adquiridas máquinas para ajudar na limpeza de Cuiabá, o Multiação que levou asfalto nos bairros já foi concluído e ainda tem o programa Poeira Zero que está em fase de licitação e vai levar pavimentação e drenagem a 26 bairros", reforçou Alencar.
Apesar da manifestação do PTB, Galindo sempre rebate a possibilidade de concorrer a eleição. O prefeito alega que seu foco é concluir bem o mandato e ir às urnas somente 2014 para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou Câmara Federal.
Porém, sua postura não evita ser considerado estratégico para a disputa ao Palácio Alencastro. Pré-candidato a prefeito pelo PSDB, o deputado estadual Guilherme Maluf é um dos interessados em receber apoio de Galindo.
O bloco Mato Grosso Muito Mais (PSB-PDT-PPS-PV) já conversou a respeito da possibilidade de Galindo apoiar Mauro Mendes em 2012 e, em troca, receber apoio para ser candidato ao Senado em 2014.
Comentários