República Checa bate França e conquista Copa Hopman
A República Checa conquistou, neste sábado, em Perth, na Austrália, o segundo título de sua história na Copa Hopmam - torneio no qual tenistas masculinos e femininos de um país formam uma equipe. Na decisão, contra a França, Petra Kvitova, vice-líder do ranking mundial, passou por Marion Bartoli e Tomas Berdych venceu Richard Gasquet.
O primeiro jogo foi entre Kvitova, melhor tenista de 2011, segundo a ATP, e Bartoli, a nona colocada no ranking mundial. Assim como já havia feito contra a norte-americana Bethanie Mattek-Sands, a búlgara Tsvetana Pironkova e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, líder do ranking mundial, a checa mostrou um jogo consistente para vencer por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/1.
"Foi um grande jogo contra Wozniacki, mas hoje (sábado) eu joguei muito melhor contra Marion e é sempre bom jogar contra alguém no topo", disse Kvitova, que também agradeceu o apoio de Berdych: "É muito bom vencer no começo da temporada e claro que eu tenho que dizer obrigado a Tomas porque sem ele eu não venceria", lembrou.
Já Berdych passou, durante a semana, por Mardy Fish (EUA), Grigor Dimitrov (Bulgária) e Frederik Nielsen (Dinamarca), além de Gasquet, batido por 7/6 e 6/4. "Não poderia ser melhor. Foi uma ótima semana e primeiro de tudo eu preciso parabenizar minha companheira. Ela venceu tudo que ela podia e agora nós estamos aqui", disse Berdych, ao receber o troféu de campeão.
Esta é a segunda vez que a República Checa conquista a Hopman. Seu primeiro título havia sido vencido em 1994, com Jana Novotna e Petr Korda. Os EUA, com três taças, é o maior campeão.
Comentários