Organização recomenda aos alunos que visitem locais de prova com antecedência
Segunda fase da Fuvest 2012 começa amanhã
Mais de 31 mil estudantes são esperados para a segunda fase da Fuvest, que começa neste domingo (8). As provas serão aplicadas em 42 locais, sendo 20 na capital e 22 no interior de São Paulo. Para saber o endereço do local de prova, o candidato deve entrar no site da Fuvest e clicar em "convocados da 2ª fase". Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h. Atrasos não serão tolerados, por isso a organização do vestibular orienta aos estudantes a chegarem com, pelo menos, uma hora de antecedência.
A partir das 15h, será liberada a saída dos candidatos, que têm até as 17h para concluir a prova.
Ao todo, 146.892 candidatos se inscreveram no processo seletivo deste ano para 10.852 vagas na USP (Universidade de São Paulo) e a cem na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.
Neste primeiro dia de provas, serão cobradas dez questões discursivas de português e literatura. Os candidatos também deverão redigir uma redação dissertativa.
Os exames continuam na segunda-feira (9), onde os estudantes terão que responder 16 questões discursivas de todas as disciplinas. No terceiro dia de provas, aplicadas na terça-feira (10), os candidatos respondem à 12 perguntas específicas para as carreiras escolhidas.
O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 4 de fevereiro de 2012.
O que levar
Os candidatos convocados para a segunda fase deverão entregar, no primeiro dia de provas, uma foto 3 x 4 recente. Ela severá ser entregue ao fiscal de sala, quando solicitada.
Para fazer o exame é preciso levar original do documento indicado na inscrição, caneta esferográfica (azul ou preta), lápis preto nº 2, borracha, uma pequena régua transparente e compasso.
Mudanças
Em junho deste ano, o conselho de graduação da USP (Universidade de São Paulo) aprovou novas mudanças no vestibular. Entre as principais alterações estão a redução de questões, mudanças na contagem dos pontos finais e aumento da nota de corte.
Este ano a nota da primeira fase volta a ser computada na pontuação final. A nota do aluno será a média aritmética dos resultados das quatro provas do vestibular.
A nota de corte para ser aprovado para a segunda fase também mudou. Até o ano passado bastava tirar 22 pontos, a partir deste ano a nota exigida passa a ser 27 pontos.
Como a prova é longa, também é recomendado que o estudante leve um pequeno lanche, nada pesado, e água, para se hidratar durante a prova.
Recorde de ausentes
A primeira fase da Fuvest aconteceu no dia 27 de novembro. Ao todo, 14.621 estudantes faltaram à prova e foram excluídos automaticamente do processo seletivo - esta é a maior taxa de ausência desde 2002, quando a primeira etapa da prova passou a ser realizada em apenas um dia.
No ano passado, o índice de ausentes foi de 7,79% e, no ano anterior, em 2009, de, 5,95%. A prova foi aplicada sem nenhum incidente.
Comentários