Arenápolis terá mais 100 casas populares neste ano
Cerca de 100 famílias serão beneficiadas com novas moradias neste ano em Arenápolis. As casas serão construídas com recursos do Programa Nacional de Habitação Urbana (PSHU), sendo 50 em um núcleo habitacional denominado João da Onça, que será erguido no Jardim Canaã e outras 50 pulverizadas em vários bairros da cidade, atendendo pessoas que possuem o terreno, mas não tem condições de construir sua própria residência.
O prefeito Farid Tenório comemorou a contemplação e ressaltou que com essas novas casas a serem construídas, a administração chega a 385 novas moradias entregues a população carente. Levantamento feito aponta que as casas construídas nos últimos 12 anos não atingem esta marca.
As obras que terão inicio em Março com duração de cinco meses, atenderá parte da demanda local existente, que chega a 745 inscrições, o que resultou em quatro projetos que estão tramitando no governo, dois já atendidos.
“Temos feito esforços para viabilizar recursos que atendam nossa demanda que tem crescido a cada ano por conta do desenvolvimento local e regional dos últimos anos” frisou Tenório.
Ele assegurou que continuará trabalhando para reduzir drasticamente o número de famílias sem casa própria em seu município, proporcionando as famílias beneficiadas segurança, comodidade e mais qualidade de vida.
O Chefe do Poder Executivo informou que possui um projeto cadastrado no Programa Viver Melhor do Governo Federal, que deverá disponibilizar 100 moradias, e outras 50 no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), das quais 28 já foram liberadas com autorização para construção, atendendo famílias das comunidades Santa Inês, Mamoeiro, Zig-Zag, Promisa e São Francisco. Há ainda projeto no Programa Social de Habitação (PSH) que deverá atender 108 pessoas.
Arenápolis é a principal cidade beneficiada com o desenvolvimento do vizinho município de Nova Marilândia, que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, crescimento que fez aumentar a demanda por moradias para atender as famílias que retornaram para a cidade e os municípios vizinhos por conta da oportunidade de emprego surgida com a instalação de novas indústrias, sendo que a União Avícola é a maior delas, empregando pessoas que residem em Santo Afonso, Nova Marilândia, Arenápolis, Nortelândia e Denise.
O gestor Arenapolitano acaba enxergando no avanço de Nova Marilândia, uma oportunidade de fortalecer ainda mais a economia de sua cidade, em razão da falta de infraestrutura da cidade vizinha para suportar o crescimento rápido, e assim consolidar a economia local. O setor privado é responsável pela construção de centenas de novas casas de médio e alto padrão, enquanto que o setor público busca reduzir a demanda por moradias populares.
Comentários