Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Janeiro de 2012 às 07:33
Por: MARIANNA PERES

    Imprimir


Em 2011 foram comercializados mais de 119 mil automóveis no Estado, saldo que superou metas e o realizado em 2010
Em 2011 foram comercializados mais de 119 mil automóveis no Estado, saldo que superou metas e o realizado em 2010
No ano passado, as vendas de carros zero quilômetro aumentaram 8,52% em relação ao consolidado no ano anterior. O percentual representa um crescimento quase duas vezes acima da média nacional, cuja expansão anual foi de 4,91%. Além do crescimento bem acima do registrado no Brasil, 2011 entrou para a história do segmento como o melhor de todos os tempos. Nunca se emplacou tantos carros no Estado e por isso o saldo de mais 119 mil unidades é recorde absoluto.

Ainda em novembro, as vendas estaduais já haviam superado todo 2010, ultrapassando metas traçadas pelos revendedores para o ano de 2011, cuja projeção foi refeita no início de dezembro, quando se esperava contabilizar a venda de cerca de 117 mil unidades.

De acordo com balanço divulgado ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave/MT), de janeiro a dezembro de 2011 foram emplacados 119.506 veículos de todas as categorias (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas), ante um volume de 110.122 veículos durante 2010.

“Um espetáculo de crescimento à parte”, definiu o diretor da Fenabrave/MT, Paulo Boscolo, ao resumir o exercício 2011 para o segmento automotivo no Estado. “Mesmo com a desaceleração da economia no segundo semestre, que provocou queda no crescimento estimado para automóveis e comerciais leves, o ano foi histórico para todos os segmentos, o melhor ano da distribuição automotiva”.

Conforme Boscolo, o balanço anual confirmou o observado ao longo do ano, “com esse resultado, observamos o que já havia se tornado uma rotina ao longo do ano: a Capital acompanhando o crescimento da média nacional e Mato Grosso dando um espetáculo de crescimento à parte, com percentual praticamente duas vezes superior à média nacional. Isso comprova o bom momento da economia do Estado”, completa.

O segmento de comerciais leves (caminhonetes) foi o que apresentou maior índice de expansão anual. Foram 16.413 emplacamentos durante o ano, o que representa elevação de 18,38% no comparativo com 2010. “A busca por essa categoria cresceu muito nos últimos cinco anos, pois ela atende desde o cliente que precisa do carro como ferramenta de trabalho, até aquele que busca espaço, segurança, conforto ou status”, explica Boscolo.

O segmento de caminhões registrou o percentual mais expressivo do confronto anual. Em 2011 foram emplacados 4.153 caminhões, em Mato Grosso, contra 3.268 em 2010, alta de 27,08%. O setor de motocicletas, em franca expansão no último ano, obteve elevação de 8,13% nas vendas, com a comercialização de 60.403 motos.

“A venda de motocicletas cresceu por conta da facilidade de concessão de crédito e melhoria nos sistemas de consórcio. Com o trânsito cada vez mais congestionado, empresas e autônomos passaram a buscar na motocicleta uma forma mais rápida de deslocamento. Tudo indica que em 2012 esse segmento deve ter um crescimento superior ao dos outros em função da intensificação dos problemas de trânsito nas grandes cidades”, avalia o diretor regional da Fenabrave/MT.

Durante 2011, Mato Grosso comercializou 37.876 automóveis (carros de passeio), número 3,77% superior a 2010. Já o segmento de ônibus, que é movido por compras pontuais, emplacou 661 veículos no ano anterior, contra 627 em 2010, o crescimento foi de 5,42%.

2012 – A Fenabrave/MT adianta que 2012 deve ser marcado pela estabilidade do setor. “Estamos virando o ano com muitas incertezas nos cenários político e econômico. Portanto, é muito difícil arriscar uma previsão. Se houver crescimento ou queda, os percentuais deverão ser modestos. A única certeza que temos, é que graças aos bons resultados do setor e a consequente atração de cada vez mais marcas e modelos, teremos uma concorrência jamais vista”, pontua Paulo Boscolo. (Com assessoria)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/62713/visualizar/