Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Janeiro de 2012 às 07:15
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final do ano passado devem ficar atentos, pois as inscrições para disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas, oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), começaram à zero hora de hoje e vão até o próximo dia 12.

Para o primeiro semestre o Sisu disponibiliza vagas em 95 instituições públicas de ensino superior. Ao todo são 42 universidades federais, 12 instituições estaduais e 39 instituições federais de Educação Profissional, além da Escola Nacional de Ciência Estatística, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste, que oferece 34,6% das vagas, e no Sudeste, que possui 33% das vagas. Menos de 5% delas estão no Norte, 12,8% no Centro-Oeste e 14,5% no Sul.

Juliana Mendes, de 18 anos, acabou de terminar o terceiro ano do ensino médio e quer cursar a faculdade de direito na Universidade Federal de Mato Grosso, para não precisar sair de Cuiabá. “Desde que entrei no Ensino Médio decidi que queria fazer Direito aqui na UFMT mesmo. Não quero sair de perto dos meus pais agora”, ressalta.

Segundo a estudante, caso a concorrência esteja muito alta para este curso, ela tentará o faculdade de Comunicação Social, mas afirma que neste ano faz o Enem novamente para entrar na faculdade que deseja. “Mesmo que eu não consiga entrar em Direito este ano, eu tento de novo ano que vem, até entrar”.

O curso desejado por Juliana tem 2.487 vagas disponíveis, levando-se em conta todas as instituições cadastradas no programa. Já Medicina oferece 1.443 e Administração 3.958 vagas na área.

Além das carreiras tradicionais, que costumam ser bastante concorridas nos processos seletivos de todos os anos, algumas das instituições cadastradas no Sisu oferecem oportunidades em cursos menos conhecidos pelos estudantes, como Astronomia, Ciências Ambientais, Produção Cultural e Mineração.

Para se inscrever, o candidato deve escolher duas opções de curso entre os mais de 3,3 mil oferecidos em universidades federais e estaduais, além de institutos federais de Educação Profissional. Após a escolha e inscrição, o estudante deve consultar o site regularmente, pois o sistema divulga diariamente a nota de corte preliminar de cada curso, baseando-se na nota do Enem dos candidatos conforme eles vão se inscrevendo. Durante este período é possível alterar a opção, caso o estudante ache que tem maiores chances de ser aprovado em outro curso ou até mesmo em outra instituição.

CHAMADA - Esta é apenas a primeira chamada, e seu resultado deve ser divulgado no dia 15 de janeiro. Os candidatos que forem aprovados deverão se deslocar às instituições de ensino para fazer a matrícula, nos dias 19 e 20. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Já aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos, pode participar das próximas chamadas.

Lucas Ribeiro, de 19 anos, tenta pelo segundo ano entrar na faculdade de Ciências Contábeis da UFMT, mas da última vez não conseguiu a nota suficiente para garantir uma vaga. Este ano ele se mostra confiante e afirma que teve um desempenho melhor do que o do ano passado. “Não é tão fácil como muitos imaginam, mas este ano eu vou conseguir passar em um das chamadas”, afirma. A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/62716/visualizar/