Conselho da Comunidade promove confraternização com reeducandos da Cadeia de Nortelândia
Cerca de 21 reeducandos da Cadeia Pública Municipal de Nortelândia que cumprem pena ou aguardam julgamento de seus processos pela justiça, participaram de uma festa de confraternização organizada pelo Conselho da Comunidade. O evento objetiva de acordo com o presidente do conselho, Irineu Miranda, proporcionar um entrosamento entre a comunidade carcerária, o conselho e os agentes penitenciários lotados na unidade prisional, bem como transformar o ambiente nas festividades de final de ano.
Essa foi à primeira atividade do gênero promovida pela atual direção do conselho, que pretende melhorar o ambiente, buscando elevar à auto estima dos presos da cadeia de Nortelândia.
A agente penitenciária Celina Oliveira dirigiu a abertura do evento, e em seguida o presidente fez uma explanação das atividades desenvolvidas em prol dos presos, bem como o planejamento para o ano de 2012, que inclui projetos como a implantação da sala digital, projeto EJA, entre outros ligados ao trabalho e educação, visando melhorar as condições de vida durante a passagem do apenado na cadeia local.
“Acreditamos na transformação do ser humano, por isso iremos buscar todas as alternativas possíveis para oferecer um novo caminho para aqueles que se encontram impedidos por algum de motivo de exercer sua liberdade” frisou Miranda.
O conselheiro enfatizou que se as pessoas não acreditarem no poder de transformação da mente e comportamento humano, estarão jogando por terra a possibilidade de termos uma sociedade melhor, com presos abandonando o mundo do crime e se reinserindo na comunidade como pessoas de bem, contribuindo inclusive para combater a criminalidade.
Ele disse ainda que durante seu mandato pretende implantar políticas sociais que amenizem os problemas e as deficiências enfrentadas pelas pessoas que de certa forma acabam sendo discriminadas pela sociedade.
“É importante ressaltar que estas pessoas não ficarão trancadas ali para sempre, e quando elas saírem, que tipo de pessoas queremos de volta em nosso meio, essa é grande pergunta, e se não contribuímos para que elas mudem de lado agora, no futuro elas reincidirão no crime” alertou.
Entre as atividades desenvolvidas, estão sorteio de prêmios, momento gospel, entrega de presentes, dinâmicas e outros.
Ao final da confraternização, Irineu Miranda, agradeceu a confiança das autoridades locais, principalmente do judiciário, que vem contribuindo para o trabalho desenvolvido com os presos da Cadeia de Nortelândia.
Participaram do evento os integrantes do conselho Miriete Rondon (Assistente Social), os advogados Nilton Gomes e José Carlos de Almeida Benevides (assessores jurídicos), o Diretor da Cadeia Pública de Nortelândia Everton França e os agentes penitenciários lotados na unidade.
Comentários