Cai mortalidade por câncer nos EUA
O forte declínio nos casos mortais de câncer de pulmão e mama provocaram uma queda no total de mortes por essa causa nos EUA nos últimos anos, informou nesta quarta-feira a Sociedade Americana do Câncer.
No total, foram evitadas mais de um milhão de mortes desde que a mortalidade por câncer começou a declinar em princípios da década de 90, segundo o relatório Estatísticas de Câncer 2012, baseado em dados e modelos estatísticos de saúde do governo americano.
Embora as mortes pelos quatro tipos principais de câncer - pulmão, cólon e reto, mama e próstata- tenham reduzido na última, outros tipos potencialmente mortais da doença aumentaram, incluindo os cânceres de garganta e boca, vinculados ao vírus do papiloma humano, uma enfermidade comum de transmissão sexual.
A incidência dos cânceres do pâncreas, fígado, tireoide e rim, bem como o melanoma de pele também aumentou nos últimos dez anos.
O aumento de algumas das formas desse doença pode estar ligado à epidemia de obesidade nos EUA, assim como as melhores práticas de diagnóstico para alguns tipos, aponta o informe estatístico.
Comentários