Primeiro doutorado interinstitucional da Unemat fortalece estudos literários regionais
Mato Grosso, Estado de Manoel de Barros, Ricardo Guilherme Dicke e Silva Freire, passa a contar com um programa completo de pós-graduação em estudos literários. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conseguiu aprovar na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o primeiro doutorado interinstitucional acadêmico. O reconhecimento, que ocorreu no último mês, faz do programa o primeiro doutorado na área de Letras de Mato Grosso.
O curso será oferecido no campus de Tangará da Serra, que já possui o Mestrado em Estudos Literários. A previsão é que o edital do doutorado seja lançado até o final de novembro. O corpo docente permanente será composto parcialmente por professores da Unemat e da Universidade de São Paulo, com a qual a instituição de Mato Grosso tem uma parceria que vigora até 2018. Serão 10 alunos admitidos a cada ano a partir de 2014.
As pesquisas se dividirão em duas linhas: “Literatura, história e memória cultural”, que propõe o estudo das relações entre os três tópicos, e “Literatura e vida social nos países de língua oficial portuguesa”, com a finalidade de estudar integrada e comparativamente as literaturas produzidas nos países de língua oficial portuguesa.
Para a professora Áurea Ignácio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, o precursor doutorado mato-grossense evidencia que a região Centro-Oeste cresce em importância no contexto acadêmico nacional. “É uma forte sinalização de que o Centro-Oeste pode fazer ciência.”
A implantação do novo curso se afina também a uma recente resolução do Conselho Nacional de Educação, segundo a qual instituições de ensino superior, federais e privadas que queiram manter o título de universidades devem oferecer, no mínimo, quatro mestrados e dois doutorados até 2016. A aprovação também permite à Unemat acesso integral às publicações do Portal de Periódico da Capes.
Comentários