Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 03 de Janeiro de 2012 às 16:20
Por: EUZIANY TEODORO

    Imprimir


A cidade de Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso, viveu períodos de instabilidade política, na maior parte do ano de 2011.

Abandonada pelo prefeito eleito, Murilo Domingos (PR), passou pelas mãos do vice Tião da Zaeli (PSD) e do então presidente da Câmara de Vereadores, João Madureira (PSC). Tudo isso, no espaço de menos de 24 horas.

Depois de muitas idas e vindas e várias medidas liminares, hoje, o Executivo da Cidade Industrial é comandado por Zaeli - que até já pensa em se candidatar à reeleição, nas eleições deste ano.

A instabilidade política começou em março, quando os vereadores afastaram do cargo tanto Murilo quanto Zaeli, e Madureira, então presidente da Câmara, assumiu a frente da gestão municipal.

No comando da cidade, Madureira autorizou uma demissão em massa e levantou várias acusações contra Murilo - entre elas, de que vários funcionários da prefeitura seriam "fantasmas".

Murilo Domingos travou uma verdadeira guerra judicial para tentar voltar ao cargo. Em 14 de abril, conseguiu decisão favorável e voltou ao Paço Municipal. Tião da Zaeli, que tinha conseguido cancelar seu afastamento pela Câmara e assumido a prefeitura apenas um dia antes, teve que deixar a cadeira novamente. Indignado com a situação política da cidade e pensando em renúncia, Zaeli chegou a doar o salário de vice.

Em 27 de julho, Murilo foi, mais uma vez, afastado pelos vereadores e, desde então, não conseguiu mais retornar. Entrou com vários recursos e, em 22 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal eliminou as chances de o republicano voltar à prefeitura. O ministro Joaquim Barbosa negou o Agravo Regimental interposto pela defesa do então prefeito.

Na noite de 1º de agosto, Tião da Zaeli foi empossado prefeito e continua no cargo. Desfiliou-se do PR e hoje é filiado ao Partido Social Democrático (PSD), encabeçado pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD).

Depois de trocar a grande maioria do secretariado e propor mudanças na administração, como privatização do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) e do Pronto-Socorro Municipal, Zaeli já é tido pelo partido como nome certo para concorrer à reeleição em outubro, quando ocorrem as eleições municipais para prefeitos e vereadores.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63162/visualizar/