Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Janeiro de 2012 às 16:04

    Imprimir


As Bolsas europeias voltaram a subir forte nesta terça-feira e atingiram o maior nível em quase cinco meses, ajudadas por dados positivos da economia americana e também europeia.

Em Londres, o mercado teve hoje seu primeiro pregão de 2012, com o índice FTSE 100 encerrando em alta de 2,29%, aos 5.699 pontos; em Paris, o CAC 40 ganhou 0,71%, para 3.245 pontos; em Frankfurt, o DAX avançou 1,49%, para 6.166 pontos; e em Milão, o FTSE MIB subiu 1,23%, para 15.645 pontos.

A atividade do setor industrial americano cresceu em dezembro no ritmo mais acelerado em seis meses, permanecendo à frente do movimento de expansão da economia.

O índice dos gerentes de compras do Instituto para Gestão de Oferta subiu para 53,9 em dezembro, de 52,7 em novembro. Economistas esperavam uma melhora da leitura para 53,5. Números acima de 50 indicam expansão da atividade.

O investimento em projetos de construção nos EUA também subiu acima do esperado em novembro, apesar da economia continuar em um fraco ritmo de crescimento. O indicador, que inclui investimentos em obras residenciais e comerciais, subiu a uma taxa de 1,2% em novembro em comparação com outubro, para US$ 807,11 bilhões.

Mais cedo, os investidores souberam que a taxa de desemprego na Alemanha voltou a cair em dezembro, mostrando que a economia do país permanece robusta, apesar da crise da dívida soberana europeia. A taxa caiu para 6,8%, menor índice desde que começaram os registros comparáveis em 1998. Economistas esperavam que a taxa permanecesse estável nos 6,9%.

No Reino Unido, a atividade industrial melhorou inesperadamente em dezembro, embora tenha permanecido em território de contração, impulsionado por uma aceleração nas encomendas de exportações e uma estabilização no ritmo de produção após vários meses de declínios. O índice de atividade industrial dos gerentes de compras subiu para 49,6 em dezembro, de 47,7 em novembro.

Empresas produtoras de commodities foram destaque de alta hoje, acompanhando o avanço das cotações dos metais básicos. BHP Billiton disparou 6,2%, Xstrata avançou 5,6% e Rio Tinto fechou em alta de 6,4%.

Os papéis da BAE Systems subiram 3,4% após a companhia britânica assinar com a Marinha brasileira um contrato para fornecer três navios de patrulha oceânica por 133 milhões de libras esterlinas (US$ 207 milhões).





Fonte: DO VALOR

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63164/visualizar/