Zé Domingos evita criticas, mas retoma ameaça de "chutar o balde"
Mesmo com um orçamento a contento, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga (PSD), voltou a cogitar a possibilidade de deixar a pasta e retornar à Assembleia. Segundo ele, o motivo desta vez é a troca de partido. Acontece que o hoje social-democrata assumiu o comando da secretaria por articulação do DEM, à época que ainda era filiado.
Embora garanta que as lideranças democratas não reivindicaram o cargo, Zé Domingos afirma que o fundador do PSD em Mato Grosso, deputado José Riva, vai discutir a situação com o governador Silval Barbosa (PMDB). A conversa, conforme ele, deve ocorrer já nos próximos dias e incluir ainda o nome do deputado federal Eliene Lima (PSD), que até setembro do ano passado comandava a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec).
"A questão é que a Sedraf foi destinada ao DEM, assim como a Secitec foi ao PP", pondera Zé Domingos, em referência ao partido ao qual Eliene era filiado antes de migrar para o PSD.
Eliene deixou a secretaria para retornar à Câmara Federal durante o período em que o Congresso discutia o Orçamento Geral da União (OGU) para 2012. O objetivo do parlamentar era reassumir o cargo assim que a peça fosse sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT). Neste período, no entanto, a Assembleia aprovou e o governador sancionou a lei que estende aos secretários estaduais as regras da Ficha Limpa.
Como foi cassado por compra de votos em 2010, Eliene poderia estar entre os barrados pela nova regra. O ex-secretário tem a seu favor, contudo, um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ainda não foi julgado. Para tirar as dúvidas sobre a "ficha" de Eliene e dos demais gestores, Silval afirma ter solicitado à Procuradoria Geral do Estado (PGE) um levantamento da vida pregressa de cada um. O procurador-geral, Jens Prochnow Júnior, por sua vez, diz não ter recebido qualquer solicitação.
Ao que tudo indica, a definição sobre o caso de ambos deve mesmo ser baseada numa conversa entre cavalheiros. Eliene já havia adiantado ter recebido um convite para atuar numa comissão que debaterá o futuro da infraestrutura do país no Congresso e, por isso, estaria indeciso sobre as vantagens de retornar ao staff. "Já troquei uma ideia como nosso líder maior, que é o deputado José Riva, e ficamos de nos sentar para conversar sobre isso junto com o governador", disse ao RDNews.
Comentários