Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 03 de Janeiro de 2012 às 09:48

    Imprimir


O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro José Carlos Novelli anunciou, durante a sessao solene de posse da 51º Mesa Diretora, a criação da Secretaria de Tecnologia da Informação, responsável em gerenciar seis grandes programas que vão garantir ao TCE a vanguarda na Era Digital.  “A tecnologia é nossa principal aliada para vencer as barreiras da distância neste território continental, elevar os patamares de controle externo e colaborar com os fiscalizados. Em especial as prefeituras, para que elas também possam implantar uma gestão moderna de resultados e atender cada vez melhor a sociedade”, afirmou.

A solenidade de posse do conselheiro Novelli aconteceu na tarde desta  segunda-feira, dia 2 de janeiro, no Centro de Eventos Pantanal. A gestão do biênio 2012-2013 conta com o conselheiro Alencar Soares, como vice-presidente e o conselheiro Antonio Joaquim, na Corregedoria-Geral do TCE.

José Carlos Novelli já presidiu a instituição no biênio 2006-2007, período em que o TCE-MT implantou a primeira etapa do planejamento estratégico de longo prazo 2006-2011. Nesta nova gestão, conforme o plano apresentado no dia da sua eleição, ocorrida em 2 de novembro do ano passado, o presidente vai priorizar a plataforma tecnológica, aperfeiçoando os atuais sistemas e desenvolvendo outras ferramentas para oferecer à área técnica condições plenas para a fiscalização e controle das contas públicas.

Novelli reafirmou na sessão solene de posse que vai promover uma verdadeira revolução digital e eliminar definitivamente o papel nos processos internos. “Dentro do Programa Autos Digitais, vamos implantar os programas Plenário Virtual, o Diário Oficial Eletrônico e o Malote Eletrônico, para obter ganhos de eficiência”, disse.

Outra inovação do TCE anunciada é o uso da tecnologia para os cursos de educação à distância, que serão colocados à disposição dos gestores e das equipes de servidores de todas as unidades da administração pública.Também será criada a Assessoria de Apoio ao Fiscalizado para dar suporte ao processo de modernização das Prefeituras: “O investimento nessas novas ferramentas tecnológicas tem dois focos principais: elevar o patamar de excelência do controle externo e colaborar para a melhoria da gestão dos fiscalizados, especialmente no caso das prefeituras.

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, que esteve presente na posse, ressaltou em entrevista à imprensa a importância que tem o TCE na formação de profissionais da área pública e na implantação de um política de resultados. “O Tribunal está nos ensinando a fazer gestão pública, a errar menos e atender melhor a população”, disse. O governador em exercício, Francisco Daltro, também elogiou o trabalho desenvolvido pelo Tribunal e no apoio que a nova gestão dará aos gestores públicos.

Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso,  e pós-graduado em Direito do Estado e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Novelli foi vice-presidente do TCE nas gestões 2001-2002, 2004-2005 e de 2008-2009. Na gestão do conselheiro Valter Albano, que se encerrou, ele desempenhou a função de Corregedor Geral.

Referência Nacional – Empossado corregedor-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso para o biênio 2012-2013, o conselheiro Antonio Joaquim, comentou a escolha do seu nome para a Presidência da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Antonio Joaquim se disse honrado e lembrou que é grande tal responsabilidade em representar o Estado. “A meta é fazer com que os demais Tribunais alcancem um nível mínimo de qualidade e efetividade do controle externo”, pontuou.

 A solenidade de posse foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo Portal www.tce.mt.gov.br.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63215/visualizar/