Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Outubro de 2013 às 19:54

    Imprimir


O Estado de Manoel de Barros, Ricardo Guilherme Dicke e Silva Freire passa a abrigar um programa completo de pós-graduação em estudos literários. A Universidade do Estado de Mato Grosso aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seu primeiro doutorado institucional acadêmico. O reconhecimento, que ocorreu no último mês, faz do programa o primeiro doutorado na área de Letras de Mato Grosso.

  O curso será oferecido no campus de Tangará da Serra, onde já tem lugar o Mestrado em Estudos Literários. A previsão é que o edital do doutorado seja lançado até o final de novembro. O corpo docente permanente será composto parcialmente por professores da Unemat e parcialmente por professores da Universidade de São Paulo, com a qual a instituição de Mato Grosso tem uma parceria que vigora até 2018. Serão dez alunos admitidos a cada ano a partir de 2014.

   As pesquisas se dividirão em duas linhas: “Literatura, história e memória cultural”, que propõe o estudo das relações entre os três tópicos e “Literatura e vida social nos países de língua oficial portuguesa”, com o fim de estudar integrada e comparativamente as literaturas produzidas nos países de língua oficial portuguesa.

   Para a professora Áurea Ignácio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, o precursor doutorado mato-grossense evidencia que a região Centro Oeste tem crescido em importância no contexto acadêmico nacional. “É uma forte sinalização de que o Centro Oeste pode fazer ciência.” Mais especificamente sobre a contribuição do novo projeto para os estudos literários regionais, Áurea comenta: “Mato Grosso é rico em diversidades linguísticas: temos aqui os dialetos das populações ribeirinhas, as línguas dos povos indígenas. Grandes escritores e historiadores produziram neste espaço. Nosso doutorado vai contemplar essas especificidades regionais e ainda estender suas pesquisas a objetos clássicos de estudo”.

   A implantação do novo curso se afina também a uma recente resolução do Conselho Nacional de Educação, segundo a qual as atuais instituições de ensino superior, federais e privadas, para manter o título de universidades, devem oferecer, no mínimo, quatro mestrados e dois doutorados até 2016. “Como a Unemat é estadual, a instituição não é regida pela resolução,ainda assim nosso primeiro doutorado institucional nos confere um status seguro de universidade”, explica a pró-reitora.
   Um outro avanço trazido ainda pela aprovação é que a partir de agora a Unemat passará a ter acesso integral às publicações do Portal de Periódico da Capes.
Histórico

   A relação entre a Unemat e a USP nasceu em 1999 por meio de de um projeto de Mestrado Interinstitucional em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e desde então, ocorreram mais quatro parcerias. O mestrado institucional em Estudos Literários, que depois da aprovação do doutorado passou a ser qualificado com o conceito 4 pela Capes, é oferecido há três anos.

 O recente reconhecimento é resultado desse movimento cumulativo de pesquisas e parcerias e ainda da constante qualificação dos professores da área. “O quadro de docentes de Letras é um dos mais qualificados da Unemat. O doutorado mostra um esforço de anos para constante aperfeiçoamento da universidade”, observa Áurea. Todos os docentes do novo curso são pós-doutores ou estão em fase de pós-doutoramento.

Convênios Internacionais

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unemat vem buscando estratégias de internacionalização visando à promoção de pesquisas conjuntas com instituições estrangeiras. Atualmente o programa tem convênios com a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Universidade Autônoma de Novo Leão (México).Missões de pesquisa internacionais e publicações feitas em parceria são algumas das ações previstas pelos acordos realizados neste ano.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6326/visualizar/