Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 02 de Janeiro de 2012 às 19:47

    Imprimir


Maria de Lourdes Estevão Rocha, 78, morreu na madrugada desta segunda-feira quando tentava retirar um cachorro do fundo do quintal da casa em que vivia em Visconde do Rio Branco, na zona da mata mineira. Ela foi atingida por um deslizamento de encosta, por volta das 4h, segundo informou a Defesa Civil.

Chove muito na cidade, a 274 km de Belo Horizonte. Por conta dos estragos e alagamentos causados pelas fortes chuvas, as equipes de resgate tiveram dificuldade para chegar ao local em que a mulher morreu soterrada. O barranco caiu levando terra e o espaço de alvenaria que funcionava como abrigo do cão.

São dois os mortos desde a chegada do Ano Novo no Estado. No começo da madrugada desta segunda-feira, no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, um prédio de apartamentos com dois blocos de dois andares caiu. Jaílson Aparecido, 38, morreu no soterramento. A mulher dele, Maisa Cunha Morais, 43, ficou ferida. Ela teve perna e braço quebrados, além de escoriações.

Outros 11 moradores dos apartamentos conseguiram sair a tempo do prédio, que no ano passado foi vistoriado três vezes pela Defesa Civil de Belo Horizonte. Nas ocasiões, os moradores foram notificados a cuidar da estrutura do imóvel, que tinha vergalhões à mostra, não possuía sistema de drenagem e o esgoto estava entupido. Nada foi feito.

Na queda, uma casa desabitada foi totalmente destruída.

Uma outra casa também foi parcialmente atingida e mais três imóveis no entorno foram esvaziados pela Defesa Civil por haver riscos com a instabilidade do terreno.

Chove ininterruptamente na região metropolitana de Belo Horizonte desde a noite de domingo. Cidades estão alagadas por causa da cheia de rios e córregos, como Brumadinho e Itabirito. As chuvas intensas devem permanecer ao menos até quarta-feira.

Em Sabará, os Bombeiros estão atendendo neste momento um chamado de soterramento de uma casa. Não há ainda informações sobre eventuais vítimas. Em Contagem, no começo da tarde de hoje, duas casas desmoronaram por causa das chuvas. Nove pessoas estavam dentro das casas, mas nenhuma morreu. Quatro foram socorridas em hospitais.

Em Santa Luzia, também na região metropolitana de Belo Horizonte, um muro cedeu com o deslizamento de uma encosta, atingindo uma casa. Uma criança de cinco anos e a mãe dela, que estavam no local, foram atingidas pelos escombros e tiveram ferimentos leves. Elas foram socorridas no hospital de Venda Nova pelo Corpo de Bombeiros. Moradores de outras duas casas também atingidas pelo deslizamento foram socorridas pelos vizinhos.

Desde o começo do período chuvoso, em outubro, a Defesa Civil registrou quatro mortes. As outras ocorreram em Reduto, em outubro, e Governador Valadares, em novembro.

ESTRADAS

As fortes chuvas que atingem Minas provocaram uma queda de barreira na BR-356, em Ouro Preto, na madrugada desta segunda-feira. De acordo com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a via está totalmente interditada no km 84, em ambos os sentidos.

O departamento informou que técnicos trabalham para a liberação do local, que deve ocorrer ainda hoje. Por volta das 14h, no entanto, nenhum desvio tinha sido montado.

Outras quedas de barreira também provocaram bloqueio parcial nas rodovias BR-040 (no km 580, em Itabirito) e na BR-262 (km 174, em São Domingos da Prata) e na BR-381 (km 574, na região de Itaguara). Nesta última a concessionária apontava 4 km de filas






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63267/visualizar/