Antigo endereço de um dos maiores complexos penitenciários do Rio de Janeiro, o terreno da Frei Caneca, no Estácio, zona norte da cidade, vai ganhar dois condomínios residenciais com 998 apartamentos. Localizados em área urbana com acesso fácil a vias de transporte e próximos de hospitais, escolas e comércio, de acordo com as orientações do programa federal, os condomínios serão ocupados preferencialmente por moradores de áreas de risco das comunidades da vizinhança. O cadastramento foi realizado pela prefeitura da cidade, conforme acordo firmado em abril deste ano.
"O empreendimento será destinado a famílias com renda entre zero e três salários mínimos e está enquadrado nas novas determinações do Ministério das Cidades, que preveem a destinação de 3% das moradias a idosos com mais de 60 anos e 3% a portadores de necessidades especiais", disse o secretário de Habitação, Rafael Picciani. O empreendimento terá 43,5 mil m² de área construída e serão 48 blocos de cinco pavimentos, com 20 apartamentos cada, e mais dois blocos de cinco pavimentos, cada um com 19 apartamentos.
Os apartamentos terão dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Os condomínios terão ainda guarita, centro comunitário, quadra e áreas livres gramadas, um apartamento em cada bloco para uso administrativo, um depósito de lixo e cinco postos de coleta complementar. O valor unitário dos imóveis será de R$ 62.999,71. As obras serão entregues em 16 meses.
Comentários