Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 01 de Janeiro de 2012 às 11:20
Por: ISABEL FLECK

    Imprimir


Ao encerrar seu mandato de dois anos no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil espera continuar participando das discussões do organismo por meio dos parceiros do Ibas --Índia e África do Sul--, que permanecem como membros não permanentes até o fim de 2012.

Segundo fontes diplomáticas, o governo brasileiro vai manter o diálogo com os dois países sobre temas de interesse do Conselho, e as posições do Brasil, por meio do Ibas, estarão representadas no seleto grupo de 15 países.

Em comunicado oficial divulgado neste sábado, último dia do Brasil no Conselho, o Itamaraty ressaltou que o intenso diálogo entre o Ibas e os Brics (Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul) "deverá manter-se em 2012, a despeito de o Brasil já não integrar o Conselho de Segurança".

  Don Emmert/France Presse - 24.mar.2007  
Imagem de arquivo mostra reunião do Conselho de Segurança, o mais alto órgão das Nações Unidas
Imagem de arquivo mostra reunião do Conselho de Segurança, o mais alto órgão das Nações Unidas

O texto afirma ainda que, durante seu mandato como membro não-permanente, o Brasil manteve "sua identidade diplomática como país amante da paz", que esteve "firmemente comprometido com a diplomacia preventiva, a solução pacífica de controvérsias, a igualdade soberana dos Estados, a não-indiferença e o respeito aos direitos humanos".

O país, no entanto, foi bastante criticado por se abster em resoluções contra a Síria e a Líbia em 2011 e por votar contra a quarta rodada de sanções ao Irã, por conta do impasse sobre seu programa nuclear, em 2010.

Este foi o décimo mandato do Brasil como membro não permanente. Ao lado do Japão, é o país que mais vezes participou da parte rotativa do fórum.

O Brasil, porém, almeja um assento permanente no Conselho, e deve continuar insistindo pela reforma e ampliação do fórum por meio do G4, grupo que integra com Alemanha, Índia e Japão.
Também deixam neste sábado o Conselho de Segurança Líbano, Gabão, Nigéria e Bósnia e Herzegovina.

A partir do domingo (1º), passam a integrar o grupo Togo, Marrocos, Guatemala, Paquistão e Azerbaijão. Os outros membros não permanentes são Colômbia, Alemanha, Portugal, Índia e África do Sul.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63419/visualizar/