Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Outubro de 2013 às 15:37

    Imprimir


“Vamos fechar o ano com uma campanha forte no sentido de alistar jovens eleitores”, disse a Chefe do Cartório Eleitoral de Tangará da Serra, Ângela Queiroz, em entrevista ao programa o Povo no Rádio da Pioneira na manhã desta segunda-feira (21). Pode se alistar todo jovem que venha a completar 16 anos até a próxima eleição [outubro de 2014].


O alvo da campanha que acontece nesta semana em todo o país é o público entre 16 e 18 anos. O atendimento acontece nesta semana em horário estendido (das 07h30min às 17h30min sem intervalo para o almoço). O objetivo desta campanha é evitar formação de filas no encerramento do prazo de cadastro em maio. “Nossa mão de obra não é muito grande. 80% do trabalho é relacionado àqueles que fazem o título pela primeira vez, então o objetivo é adiantar este atendimento”, explica Ângela Queiroz.


Ela lembra que muitas empresas já solicitam o título de eleitora a quem esteja buscando o primeiro emprego. O documento é solicitado também a partir dos 16 anos para que for tirar o CPF. “O jovem terá que tirar seu título de eleitor e estamos facilitando para que ele faça isso agora”, explicou a Chefe do Cartório Eleitoral.
 

Para fazer o título basta comparecer ao cartório levando um documento pessoal com foto: RG, Carteira de Trabalho ou certidão de nascimento; comprovante de endereço. Deve ser levado o documento original. “Não fazemos retenção de nenhuma cópia de documento”, explicou Ângela Queiroz.
TRANSFERÊNCIA DE TÍTULOS – Ângela Queiroz destacou que a cidadania começa quando você tem o direito e o dever. “Como cidadãos temos a arma de cobrança que é o voto. Além de escolhermos quem nos representa, mais proximamente isso acontece no município. Se não contribuo politicamente como forma de escolher o representante, qual vai ser meu grau de reivindicação junto àqueles eleitos. É importante que se organize. O cidadão pode participar de benefícios tendo o título na cidade onde reside”, destaca.


Quem estiver com alguma irregularidade no seu título: que não tenha votado, que tenha extraviado o título ou queira transferir de cidade ou de local, pode procurar o Cartório Eleitoral. Os documentos a serem apresentados são: comprovante de residência de pelo menos três meses, documentos pessoais e o título antigo para transferir.


BIOMETRIA – Algumas cidades estão realizando o cadastramento biométrico e isso tem causado a curiosidade. O sistema visa garantir maior segurança e está sendo implantado aos poucos, conforme calendário elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Segundo Ângela Queiroz a procura por informações em relação ao assunto junto ao Cartório eleitoral de Tangará é grande. Ela explicou que a identificação de forma biométrica ainda não está prevista para Tangará da Serra. “Em 2015 fatalmente estaremos neste calendário. Mas, garanto aos cidadãos que isto será muito bem divulgado, haja vista até que temos 60 mil eleitores em Tangará e quando isto ocorrer todos terão que mudar seu título eleitoral”. No site do TSE www.tse.jus.br pode ser verificado o calendário.


O Cartório Eleitoral atende em Tangará da Serra das 07h30min às 17h30min até sexta-feira (25) e nos demais dias das 07h30min às 13h30min, na Av. Ismael José do Nascimento Nº 1.961, Jardim Tangará II, a uma quadra da Escola Dom Bosco.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6348/visualizar/