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Copa 2014
Sexta - 30 de Dezembro de 2011 às 15:08
Por: RAFAEL COSTA

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Concepção arquitetônica da trincheira Mãe Bonifácia, na Av. Miguel Sutil
Concepção arquitetônica da trincheira Mãe Bonifácia, na Av. Miguel Sutil

Após uma onda de críticas e desconfiança da população, algumas obras da Copa do Mundo começam a ser entregues a partir de 2012, e outras terão o seu andamento em ritmo acelerado. Com mais de 50% do projeto concluído, duas obras de desbloqueio deverão ser entregues em março.

A primeira é a duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, localizada no bairro Bela Vista, paralela ao Pantanal Shopping Center.

Com investimento de R$ 2,4 milhões, é considerada uma rota alternativa para desafogar o fluxo de veículos dos moradores do CPA, durante as obras de implantação do VLT, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA. A duplicação começa no bairro Bela Vista e vai até a Avenida dos Trabalhadores.

A outra obra que será inaugurada, também para desafogar o trânsito na Avenida do CPA, devido às obras do VLT, é a construção de uma ponte sobre o Córrego Gumitá.

Trata-se de uma complementação da Avenida Jurumirim, que recebeu investimento de R$ 1,2 milhão e abrange ruas do bairro CPA, interligando a Rua Tancredo Neves à Rua Dr. Ulisses Guimarães.

"Há um esforço em conjunto dos órgãos públicos e o comprometimento do Estado em melhorar a infraestrutura de Cuiabá. Vencemos a fase mais burocrática que correspondeu a formulação dos editais de licitação e obediência as normas legais. Agora, com todo nosso empenho, as obras transcorrerão tranquilamente", diz o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes.

Obras na Miguel Sutil

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na terça-feira (27), foi lançado o edital de licitação para contratar empresas que serão responsáveis pela construção de três trincheiras, um viaduto e adequações viárias ao longo da Avenida Miguel Sutil.

Ao todo, são quatro lotes, sendo que o primeiro prevê a construção da grande trincheira que engloba as rotatórias das avenidas Jurumirim e Dante de Oliveira (antiga Trabalhadores), com 915 metros de extensão, além de incluir melhorias no trecho compreendido entre a Rua Bela Vista (Jardim Leblon) e a entrada da Av. Marechal Deodoro, somando 2,4 Km.

No segundo, a empresa vencedora edificará um viaduto de 325 metros na região do trevo do bairro Despraiado e realizará adequações viárias no trecho compreendido entre a Av. Marechal Deodoro até a entrada do Centro de Eventos do Pantanal, totalizando 1,8 Km.

A trincheira do Santa Rosa, que terá 520 metros de extensão, integra o terceiro lote da licitação, o qual inclui ainda melhorias no trecho de 2,48 km, entre o Centro de Eventos do Pantanal e a Rua General Ramiro de Noronha.

No quarto lote, estão a trincheira do bairro Verdão, com 460 metros de extensão, e as adequações, no trecho compreendido entre a Rua General Ramiro de Noronha e a Rodovia Mário Andreazza, somando 2,32 km.

Novas contratações

Até a primeira semana de janeiro, a expectativa é de que seja lançado o edital de licitação para obras de travessia urbana, que são resultados de convênios da Secopa com o DNIT.

Trata-se do viaduto na Dom Orlando Chaves, Complexo Viário do Tijucal (trincheira/viaduto), e a adequação da rotatória da Avenida Miguel Sutil (bairro Cidade Alta) e a adequação da rotatória da mesma avenida, no bairro Coophamil.

VLT

Em 2011, a Assembleia Legislativa aprovou empréstimo para o Estado contrair empréstimo de R$ 740 milhões e investir no VLT (Veículo Leve Sobre Trilho).

O modal está orçado em R$ 1,2 bilhão, recursos que serão obtidos por meio de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. Outros R$ 423 milhões que foram aprovados para o Bus Rapid Transit (BRT) serão redirecionados para o VLT.

O edital de licitação está programado para ser divulgado em janeiro e a obra terá andamento ainda no primeiro semestre de 2012.

Já foi concluído um termo de referência, que vai permitir a participação de órgãos fiscalizadores e incluir as exigências que deverão ser cumpridas pelas empresas.

A contratação da empresa responsável pela obra será feita via RDC (Regime Diferenciado de Contratação), modelo de contratação que impede a combinação prévia de preços entre licitantes e outras práticas anti-concorrenciais, porque o orçamento estimado não é divulgado para os participantes durante a licitação.

Comodidade

Uma das vantagens do VLT é que o volume de ônibus que circula pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação.

Os veículos alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central.

Com 15 km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA 1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte.

Nesse trecho será feita também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá. O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande.

O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.






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