Caixa Econômica é denunciada por jornada de trabalho excessiva
O Ministério do Trabalho e Emprego irá fiscalizar a jornada de trabalho de pelo menos 17 funcionários atuantes na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Itapetininga, a 560 km de Salvador. Os funcionários estariam trabalhando até as 22 horas, quando o turno habitual deve encerrar às 18 horas. A denúncia foi realizada pelo Sindicato dos Bancários de Conquista e Região.
A entidade ainda afirmou que a direção “obriga o funcionário a registrar a saída e permanecer na agência, sem receber pelo extra”. A carga horária normal do bancário é de seis horas, podendo se estender por mais duas horas extra. O presidente do Sindicato, Delson Coelho afirmou que muitos trabalhadores estão em processo de indenização, rescisão, saques do seguro desemprego e FGTS.
“Essas demandas adicionais têm sobrecarregado os funcionários da Caixa”, afirmou. O sindicalista afirmou ainda que a jornada extra não é paga aos bancários. “Nossos colegas estão trabalhando gratuitamente para a Caixa, pois a legislação só permite duas horas extras, além da jornada convencional de seis horas”.
Comentários