Lei proibindo falar em celular nos bancos tem apoio da Febraban
De acordo com a Câmara Municipal de São Paulo, caso alguém fale ao celular dentro de um banco, a Lei 15.429 prevê multa de R$ 2,5 mil, podendo chegar a R$ 5 mil, em caso de reincidência. A Febraban aprova a legislação e ainda sugere que os clientes bancários deem preferência aos serviços via internet e telefone, evitando, sempre que possível, fazer saques de grandes quantias.
Queda de 15% da "saidinha bancária"
Além de São Paulo, que teve a lei aprovada em agosto pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab, outros 33 municípios paulistas proíbem o uso do celular em agências. Os Estados do Ceará e Rio de Janeiro fazem o mesmo.
A proibição já mostra bons resultados. Isso porque, em Cotia, na Grande São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública informou ter observado uma queda de 15% nas ocorrências da "saidinha bancária", desde que a legislação passou a vigorar na cidade.
A autora do projeto que deu origem à Lei 15.429, vereadora Sandra Tadeu (DEM), afirmou que os efeitos da proposta já foram notados logo após a sanção.
Comentários