Repórter News - reporternews.com.br
Com aval do Instituto será possível a expansão em 78 quilômetros da Malha Norte, que integrará os municípios de Itiquira e Rondonópolis
Ibama concede LAI para novo trecho em MT
Novo trecho de obras tem início a partir do próximo ano. São mais 78 quilômetros de ferrovia dentro de MT
O Ibama concedeu à América Latina Logística (ALL) – concessionária da ferrovia Senador Vicente Vuolo - Licença Ambiental de Instalação (LAI) para continuidade das obras do Projeto de Expansão da Malha Norte em Mato Grosso. São 78 quilômetros pertencentes ao segmento III das obras de ampliação da ferrovia. Este trecho interligará os municípios de Itiquira e Rondonópolis, localizados ao sul do Estado. As obras neste trecho serão iniciadas em janeiro de 2012 e terão edificadas também o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR).
Com a emissão da licença, a previsão é de que o trecho e o terminal sejam concluídos no segundo semestre de 2012. As obras do Projeto Expansão Malha Norte estão avançadas e seguem em ritmo acelerado em toda sua extensão. Atualmente, a companhia concentra suas obras no município de Itiquira, que abriga o terceiro terminal da ALL no Estado – os outros dois estão em Alto Taquari e Alto Araguaia.
Integrando a Malha Norte da ALL, o trecho ferroviário faz parte do Projeto Rondonópolis, que vai ampliar em 260 quilômetros a malha ferroviária da empresa no Estado, e soma investimentos no montante de R$ 750 milhões. “Hoje estamos com a obra 100% liberada para sua execução, inclusive o CIR”, disse o gerente de Projetos de Infraestrutura, Thiago Fiori.
Fiori destaca que a companhia já vinha tomando medidas enquanto aguardava a emissão da LAI. “Mobilizamos equipamentos adicionais que estão disponíveis na obra desde o inicio do mês, aguardando justamente essa liberação do Ibama. Em 2012, teremos o período mais intenso de obras, onde estaremos construindo toda a infraestrutura e superestrutura desse novo trecho, além de seis pontes simultaneamente, uma passagem junto a BR 163 e outras obras de menor porte”, adiantou o gerente.
A LAI do segmento III e do terminal de Rondonópolis autoriza a instalação do empreendimento. “Será a possibilidade de investimentos na malha logística de Mato Grosso e a expansão do agronegócio no Estado, aumentando também os ganhos de competitividade por meio da redução nos custos de transporte”, explicou a gerente de Licenciamento e Conformidade Ambiental da ALL, Renata Twardowski Ramalho.
PROJETO - O Projeto Rondonópolis começou a ser construído em julho de 2009. No trecho até Itiquira, concluído recentemente, a companhia realizou duas obras especiais. A primeira delas foi uma ponte com 120 metros de extensão no km 74. Outra foi um viaduto com 380 metros de extensão, sustentado por 12 pilares no km 84. Desde o início a obra possui inúmeras fases por todo o seu perímetro, envolvendo infraestrutura e superestrutura. Atualmente, a companhia executa obras após o Terminal de Itiquira. Outra obra especial faz parte do trajeto. Trata-se de uma ponte de 205 metros de extensão e com sete vãos de 29 metros cada sobre o rio Itiquira.
O MAIOR - O Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), um empreendimento da ALL com investimentos de R$ 750 milhões, será o maior do Brasil. A obra ocupará 400 hectares e irá disponibilizar numa área de 230 mil metros quadrados um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento. No Centro Comercial está prevista a construção de um Shopping Center para atender tanto caminhoneiros como a população da região de Rondonópolis, além de contar com lojas comerciais e de serviços (bancos, farmácias, mercados, chaveiros, copiadoras), praça de alimentação, setor de serviços públicos e um hotel com 100 quartos.
Com toda essa estrutura, o CIR irá gerar 3 mil vagas de trabalho. A capacidade de carga será de 120 vagões em seis horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de dois trens com produtos diferentes. Os dois terminais, de Itiquira e Rondonópolis, deverão carregar até 15 milhões de toneladas por ano até 2015. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2012.
Com a emissão da licença, a previsão é de que o trecho e o terminal sejam concluídos no segundo semestre de 2012. As obras do Projeto Expansão Malha Norte estão avançadas e seguem em ritmo acelerado em toda sua extensão. Atualmente, a companhia concentra suas obras no município de Itiquira, que abriga o terceiro terminal da ALL no Estado – os outros dois estão em Alto Taquari e Alto Araguaia.
Integrando a Malha Norte da ALL, o trecho ferroviário faz parte do Projeto Rondonópolis, que vai ampliar em 260 quilômetros a malha ferroviária da empresa no Estado, e soma investimentos no montante de R$ 750 milhões. “Hoje estamos com a obra 100% liberada para sua execução, inclusive o CIR”, disse o gerente de Projetos de Infraestrutura, Thiago Fiori.
Fiori destaca que a companhia já vinha tomando medidas enquanto aguardava a emissão da LAI. “Mobilizamos equipamentos adicionais que estão disponíveis na obra desde o inicio do mês, aguardando justamente essa liberação do Ibama. Em 2012, teremos o período mais intenso de obras, onde estaremos construindo toda a infraestrutura e superestrutura desse novo trecho, além de seis pontes simultaneamente, uma passagem junto a BR 163 e outras obras de menor porte”, adiantou o gerente.
A LAI do segmento III e do terminal de Rondonópolis autoriza a instalação do empreendimento. “Será a possibilidade de investimentos na malha logística de Mato Grosso e a expansão do agronegócio no Estado, aumentando também os ganhos de competitividade por meio da redução nos custos de transporte”, explicou a gerente de Licenciamento e Conformidade Ambiental da ALL, Renata Twardowski Ramalho.
PROJETO - O Projeto Rondonópolis começou a ser construído em julho de 2009. No trecho até Itiquira, concluído recentemente, a companhia realizou duas obras especiais. A primeira delas foi uma ponte com 120 metros de extensão no km 74. Outra foi um viaduto com 380 metros de extensão, sustentado por 12 pilares no km 84. Desde o início a obra possui inúmeras fases por todo o seu perímetro, envolvendo infraestrutura e superestrutura. Atualmente, a companhia executa obras após o Terminal de Itiquira. Outra obra especial faz parte do trajeto. Trata-se de uma ponte de 205 metros de extensão e com sete vãos de 29 metros cada sobre o rio Itiquira.
O MAIOR - O Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), um empreendimento da ALL com investimentos de R$ 750 milhões, será o maior do Brasil. A obra ocupará 400 hectares e irá disponibilizar numa área de 230 mil metros quadrados um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento. No Centro Comercial está prevista a construção de um Shopping Center para atender tanto caminhoneiros como a população da região de Rondonópolis, além de contar com lojas comerciais e de serviços (bancos, farmácias, mercados, chaveiros, copiadoras), praça de alimentação, setor de serviços públicos e um hotel com 100 quartos.
Com toda essa estrutura, o CIR irá gerar 3 mil vagas de trabalho. A capacidade de carga será de 120 vagões em seis horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de dois trens com produtos diferentes. Os dois terminais, de Itiquira e Rondonópolis, deverão carregar até 15 milhões de toneladas por ano até 2015. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2012.
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63783/visualizar/
Comentários