Seduc lança intensivão para Enem em Mato Grosso
Os estudantes das escolas estaduais que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 26 e 27 deste mês podem aprimorar os conhecimentos até dia 25 de outubro com as aulas intensivas. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), disponibiliza em todos os 140 municípios do estado as aulas do MT Preparatório.
De acordo com a gerente de Organização Curricular da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc, Dariluce Gomes, "as atividades que ocorrem no período noturno nos estúdios da Secitec são retransmitidas ao vivo para os pontos de recepção. Todos os municípios possuem um ponto, muitos deles estão instalados em unidades estaduais", disse. Ela disse ainda que as aulas já ministradas estão sendo reprisadas no período matutino.
"Todos os alunos, especialmente os do 3º ano do Ensino Médio, devem procurar os locais onde estão os pontos de recepção para participarem dessas atividades preparatórias para o Enem", disse Dariluce. Além do MT Preparatório a gerente citou que muitas escolas têm organizado intensivos com ciclos de palestras sobre o exame. "É algo que faz parte do calendário das unidades, e que elas têm autonomia para realizarem ou não", completou.
Conforme a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra, não se pode confundir o intensivão com "cursinho preparatório". "A ideia do ciclo de palestras pré-Enem é motivar os alunos para a realização do Exame", afirma. Ela lembra que ao longo dos três anos do Ensino Médio os alunos recebem formação para a vida. "O foco é trabalhar conhecimentos para a vida, trabalhar a formação cidadão" ressaltou.
De acordo com Dariluce, duas escolas de Cuiabá que ofertam o Ensino Médio já realizaram as atividades previstas, em relação ao intensivão. São elas Presidente Médici e Pascoal Ramos. "Geralmente as escolas maiores e excluvivas de Ensino Médio realizam essas ações", com o trabalho de alguns conteúdos, dicas de redação, instruções de como realizar as provas, entre outros.
Comentários