Bezerra é o deputado federal que mais faltou às sessões na Câmara
O presidente regional do PMDB, Carlos Bezerra, é o compeão de faltas entre os 8 deputados federais do Estado. O “cacique” peemedebista acumula 23,4% de ausência nas 107 sessões de 2011. Em segundo lugar, aparece o Wellington Fagundes (PR), com 22,4%. O democrata Júlio Campos figura com 12,1%, enquanto Homero Pereira detém 9,3% em faltas. Estes são os quatro deputados federais que atuaram durante todo o ano legislativo.
Mesmo assim, o campeão em presenças é o presidente regional do PSB, Valtenir Pereira. Ele participou de 102 sessões antes de se licenciar e ceder lugar ao cabo Juliano Rabello, do mesmo partido. Valtenir é o campeão em presenças com 91,2% de participação no total de sessões, ao passo que Homero ostenta a segunda colocação, com 90,7%.
Os outros três deputados viveram um verdadeiro “troca-troca” durante o ano na Câmara. Nilson Leitão (PSDB) começou seu mandato no início de julho, depois de ganhar processo no Judiciário e desbancar o petista Ságuas Moraes numa “disputa de liminares” que só encerrou com a definição pelo STF, adotada pelo TSE, de que os efeitos da Lei da Ficha Limpa só devem vigorar a partir de 2012. Das 107 sessões do ano, apenas 52 foram realizadas após a posse de Leitão. Ele compareceu em 46 delas, o que corresponde a 88,5%.
Já o ex-secretário de Ciência e Tecnologia Eliene Lima (PSD) voltou para o Legislativo com o objetivo de garantir emendas de sua autoria para o próximo ano. Das 21 sessões, ele participou de 15. Com isso, sua porcentagem de presença fica em baixa, com 71,4%. O ex-secretário de Saúde Pedro Henry (PP) retornou à Casa pelo mesmo motivo. Das 14 sessões realizadas após seu retorno, o progressista participou de 12, o equivalente a 85,7% do total.
Comentários