Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 24 de Dezembro de 2011 às 14:34

    Imprimir


Critiano Doni foi um dos atletas presos por estarem envolvidos no esquema de manipulação de resultados. Foto: Getty Images


Critiano Doni foi um dos atletas presos por estarem envolvidos no esquema de manipulação de resultados. (Foto: Getty Images)



O zagueiro Simone Farina, que defende o Gubbio, da Segunda Divisão da Itália, foi o grande responsável por denunciar um esquema de corrupção e manipulação de jogos no futebol de seu país e foi aclamado pelos torcedores como um herói nacional. O atleta, inclusive, ganhou de presente uma convocação simbólica para a seleção italiana e deverá viajar com a delegação na próxima partida a ser disputada.

Detentor de um salário de 90 mil euros (R$ 217 mil) por ano, Simone Farina recebeu o dobro para entregar um jogo contra o Cesena, pela Copa da Itália, mas se recusou a cumprir com as exigências feitas e denunciou o esquema ao Tribunal. O depoimento do jogador de 29 anos foi fundamental para que as autoridades locais descobrissem uma grande corrupção no futebol italiano, que vem alterando resultados de partidas de divisões menores e de outras competições europeias.

A manipulação das partidas era combinada com alguns jogadores das equipes, que recebiam parte dos lucros provenientes de apostas. A polícia suspeita que confrontos oficiais da primeira divisão do Italiano também tenham sofrido com a corrupção e intensificarão as investigações para descobrir quem são os responsáveis pelas armações.

Ao todo, 17 pessoas foram detidas até o momento e o grande destaque vai para a prisão de Cristiano Doni, ex-capitão da Atalanta e ídolo na equipe. O jogador chegou a disputar a Copa do Mundo de 2002 pela Itália e integra a lista dos presos ao lado de mais quatro atletas que defendem equipes de menor expressão no cenário nacional.

Enquanto as autoridades procuram novos suspeitos pela prática ilegal, Farina irá se juntar ao comandados de Cesare Prandelli em fevereiro. O defensor conhecerá a delegação italiana e viajará com seus novos companheiros para os Estados Unidos, onde irá disputar a partida simbólica com a camisa da Itália.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/64285/visualizar/