SMS projeta melhorias na Saúde Pública em 2012
Principalmente a partir de 2009, quando houve uma tentativa frustrada de privatização do setor, a Saúde Pública de Tangará da Serra sentiu os efeitos de uma gestão equivocada. A gestão atual, que tem à frente o secretário Jairo Ayres, empreendeu uma política de austeridade e recuperação gerencial. Os resultados poderão ser vistos, efetivamente, já a partir do próximo mês de janeiro.
Além da contenção de gastos e de medidas com vistas à reestruturação do setor, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou ainda neste mês de dezembro a recontratação de seis médicos para as Unidades de Saúde da Família já a partir do dia 03 de janeiro. As unidades atendidas são as da Cohab-Tarumã, Jardim dos Ipês, Tangará II, Jardim presidente, Vila Esmeralda e Santa Izabel.
RELEMBRANDO - Os médicos tiveram seus contratos expirados em novembro por um equivoco de gestão ainda na vigência da parceria entre município e o Instituto Idheas. O rompimento da parceria por questões legais obrigou o município a disponibilizar médicos com contrato temporário, com vencimento dos contratos neste final de ano, já que não havia, naquela ocasião, tempo hábil para realização de concurso.
Após avaliar a situação com o Ministério Público e o Judiciário, o município procedeu na recontratação, em caráter emergencial por 120 dias, a partir do dia 03 de janeiro. A medida dará condições à SMS de manter o atendimento à população ao mesmo tempo em que prepara o concurso público para o provimento de cargos de profissionais da área médica.
ATENDIMENTO – Entre o mês de outubro e este mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 197 consultas e 70 testes do olhinho por ocasião do Mutirão de Oftalmologia; 31 cirurgias de colecistectomias, 40 cirurgias de hérnia inguinal e umbilical e 08 postectomias e hemorroidectomias; 126 cirurgias de catarata; 16 cirurgias ginecológicas, 03 cirurgias de hérnia, 40 consultas de neuropediatria e 40 consultas de urologia.
2012 – Para 2012, a Secretaria Municipal de Saúde concentrará esforços na Saúde Preventiva, através de atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF’s), na ampliação e melhoramento da estrutura física com a conclusão da reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde e aquisição de novos equipamentos, e na conversão da UMS em Hospital Municipal.
Além da ampliação da estrutura física da UMS, que já vem sendo realizada com recursos próprios da pasta, no próximo ano a secretaria projeta a implantação de uma UTI, cujos recursos terão origem na União, através de emenda parlamentar.
Comentários