Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 21 de Dezembro de 2011 às 13:37

    Imprimir


Reprodução TV Integração
Dona de casa foi atendida em Patos de Minas
Dona de casa foi atendida em Patos de Minas

Os dois bebês prematuros de quase sete meses, filhos de Elza de Fátima Brito Pereira, nasceram depois de meia hora de cirurgia. A dona de casa de Araguari, no Triângulo Mineiro, foi parar no Hospital São Lucas, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A mulher grávida de trigêmeos viajou cerca de 250 quilômetros de ambulância depois de esperar quase 12 horas pela cesariana e ter a notícia de que um dos bebês já estava morto.

O drama da dona de casa começou na manhã da última terça-feira (20). A mulher chegou à Santa Casa de Araguari já em trabalho de parto por volta das 6h. Ela foi atendida, mas segundo a avó das crianças, Lúcia de Fátima Brito Pereira, o médico responsável disse que não faria o parto porque havia apenas um leito de UTI Neonatal disponível no hospital.

Durante todo o dia a família tentou conseguir os leitos. Chamou a Polícia Militar e depois procurou Ministério Público. Por volta das 17h30, a grávida foi levada para o hospital particular em Patos de Minas.

O médico que recebeu a paciente na cidade do Alto Paranaíba garantiu que o caso era grave. “Ela chegou com 10 centímetros de dilatação e com indicação de cesariana absoluta. O braço de um dos bebês estava saindo pelo útero. Então tinha que ser feito o parto imediatamente. A gestante correu risco de ganhar esse neném durante a viagem”, disse ginecologista e obstetra Sérgio Piau.

O médico informou ainda, que a unidade não tinha leitos de UTI Neonatal disponível, mas o hospital improvisou duas incubadoras para acolher a paciente. “Nós temos 20 vagas e todas estavam ocupadas. Tivemos que adaptar já que os hospitais de Araguari, Uberlândia e Uberaba estavam lotados”, acrescentou.

O pediatra Vander Guimarães, que recebeu trigêmeos, informou que a única menina já estava morta no útero da mãe há algum tempo. “Ele já estava mumificado e isso significa que o bebê estava morto, independente da demora no atendimento”, disse.

O parto foi acompanhado pela equipe da Tv Integração, afiliada Rede Globo. Na entrada do centro cirúrgico a enfermeira saiu com a primeira criança embrulhada e, cinco minutos depois, com a segunda. Eles vão ficar internados na UTI Neonatal.  Elza de Fátima Brito Pereira falou com a equipe de reportagem e disse que agora está mais tranquila.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/64697/visualizar/