Crea-MT e Coned realizam "1ª Aventura sem Barreiras"
É direito de todo cidadão ir e vir dentro do Território Nacional, de acordo com o artigo 5º da Constituição brasileira, mas, para pessoas que têm deficiência física ou mobilidade reduzida essa garantia nem sempre é cumprida. E quando se fala em turismo: é possível ter lugares e atividades acessíveis? De acordo com o coordenador de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Givaldo Dias Campos, sim.
"Não há nada que impeça as pessoas com deficiência de praticarem esportes radicais, desde que tenham equipamentos de segurança específicos. Os profissionais da área tecnológica e a socidade precisam mudar de atitude e integrar as pessoas com deficiência nas atividades turísticas do nosso estado", afirma Givaldo. De acordo com o coordenador, a cidade de Socorro, no Estado de São Paulo, é um exemplo de turismo acessível, adaptado e que atende a realidade das pessoas e das famílias.
Como primeiro passo, a coordenadoria de Acessibilidade do Crea realizará nesta sexta-feira, 23, no período da manhã, a 1ª Aventura sem Barreiras, no Rio Claro, em Chapada dos Guimarães. O trecho de 8,5km de descida será feita por 15 pessoas, sendo sete delas deficientes e algumas estarão acompanhadas. O instrutor da 1ª Aventura, Edson Marins do Nascimento, afirma que o trecho é leve com quedas d"água de um metro a um metro e meio e os participantes estarão equipados com capacete e colete. "Já fizemos essa descida mais de 100 vezes com idosos, crianças mas é a primeira vez que um grupo de pessoas com deficiência faz esse trecho. Tenho certeza que será uma experiência interessante e vai incluir essas pessoas nessa atividade tão prazerosa", disse.
"A partir dessa primeira experiência, vamos até Socorro, em São Paulo, aprender como se faz o turismo acessível e traremos um evento para Cuiabá. Pretendemos fazer outras atividades nas cidades de Jaciara e Nobres", afirma Givaldo.
O evento contará com a presença do presidente do Crea-MS, Jary de Castro, que também coordena o Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Colégio de Presidentes do Confea. A realização é do Crea-MT, com iniciativa da coordenadoria de Acessibilidade em parceria com o Conselho Estadual de Pessoa com Deficiência (Coned) e apoio da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes (FCD) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.
Comentários