Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Dezembro de 2011 às 07:02

    Imprimir


O casal Maria e Albino Zanatto Ruaro, ambos de 77 anos, embarcaram no aeroporto Marechal Rondon, nesta terça-feira (20), rumo a Palmas, capital do Tocantins. O objetivo da viagem é passar o Natal com os dois filhos e os três netos que eles não vêem há um ano. “É uma data importante que a gente faz questão de passar ao lado deles. Há nove anos mudamos para Primavera do Leste e sempre que podemos vamos visitá-los”, disse Maria.

Antes de embarcar, o casal, já idoso, solicitou um serviço de acompanhamento. “A gente tem receio de se perder em Brasília [durante a conexão no aeroporto Juscelino Kubistchek]”. Prontamente, o atendente da companhia aérea informou que tal serviço não é disponível aos idosos. Após minutos de conversa ficou acertado que o casal, ao desembarcar em Brasília, pediria ajuda aos comissários em terra, solução que satisfez o casal. Maria disse que comprou a passagem antecipadamente e estava viajando dias antes do Natal justamente para não para não pegar o fluxo intenso de passageiros.

A tranqüilidade com que o casal resolveu o pequeno inconveniente pode não ser a realidade a partir de hoje. Faltam apenas quatro dias para o Natal e o mato-grossense está de malas prontas. A Infraero estima que o fluxo de passageiros no Aeroporto Marechal Rondon aumente no mínimo 30% nos próximos dias. Isto porque, regularmente, a lotação das aeronaves é de 70%, mas desde o último dia 15 os vôos que saem do Marechal Rondon estão com lotação máxima.

A lotação dos voos tem causado grandes filas, mas, felizmente, poucos transtornos. De acordo com agentes das companhias aéreas, o tempo médio de atendimento nos guichês para fazer o check-in é de 3 minutos. “Os voos estão saindo lotados, mas estamos conseguindo manter os horários e o atendimento hábil nos guichês. O que aumentou foi o número de pessoas nas filas e, por isso, elas ficam esperando um pouco mais”, disse o agente que preferiu não se identificar.

Em dias normais, a média de passageiros que passam pelo aeroporto de Várzea Grande é de 3,8 mil pessoas. A popularização da passagem aérea também tem contribuído para o aumento do tempo nas filas dos guichês dos aeroportos, alerta o agente. “É por falta de costume mesmo. As pessoas não sabem como agir e esquecem a documentação, por exemplo”.

A Infraero, em seu site (www.infraero.gov.br), disponibiliza o Guia do Passageiro, com dicas de como o passageiro deve proceder para otimizar a viagem aérea.

DESCIDA - De acordo com a Infraero, o grande gargalo do aeroporto Marechal Rondon, a sala de desembarque, ganhou novo fôlego com a recente inauguração do módulo operacional.

A estudante Nathália da Silva Cabral Moraes, de 17 anos, aprovou a nova sala de desembarque. Estudando em Curitiba, Nathália veio a Cuiabá passar as festas de Final de Ano com a mãe e os avós e disse que, apesar do voo lotado, não ficou muito tempo esperando a bagagem. “Ficou muito bacana. Bem diferente do serviço anterior. Realmente melhorou o serviço de desembarque”.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/64752/visualizar/