Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Dezembro de 2011 às 18:23

    Imprimir


Andarilhos do vento de uma comunidade além mar, deixam seus horizonte e seu chão e sem destino certo enfrentam a vida em outras paragens. Irmãos do vento, do sol e da lua, começam a vivenciar ritos que o destino lhes oferece na lida cotidiana. È sob estas lentes que os alunos da Oficina Ritos de Passagem apresentam no palco do Cine Teatro Cuiabá o resultado de quatro meses de intenso estudo e prática. A apresentação acontece no dia 20 de dezembro, terça-feira, às 20h.

Com uma proposta temática, a Oficina Ritos de Passagem cumpre o objetivo de investigação, pesquisa e laboratório teatral, aproximando iniciantes do teatro antropológico, por meio da interpretação. A oficina que iniciou em 29 de agosto, somou 90 horas/aula de trabalho dedicados a possibilitar aos participantes um verdadeiro encontro com o universo teatral: o corpo, a voz e a ação dramática a serviço da construção da personagem.

Segundo Carlos Ferreira, dos cinqüenta e dois inscritos, trinta e três compareceram no primeiro dia de aula, e destes, somente catorze alunos resistiram às árduas cobranças que o teatro traz intrinsecamente no seu fazer. “Além do fazer, as maiores cobranças ficaram por conta desse chato professor de teatro que, sempre pensava que na próxima aula, não iria aparecer ninguém. Quebrei a cara!”, exclama.

Com idade entre 17 e 71 anos, os alunos em suas diferenças e adversidades, souberam compreender o porquê das cobranças e se propuseram a aprender juntos. “Eu tive o prazer e a oportunidade de trabalhar com heróis, e o resultado cênico, mesmo sem a pretensão de ser um espetáculo, pode mostrar o quanto essa rapaziada foi dedicada, assídua, corajosa, persistentes e acima de tudo, amáveis”, explica o professor.

No enredo da montagem estão o nascimento, o batismo, o plantio, a colheita, o banquete, a lida com a água, o ar, a terra e o fogo, momentos e elementos que colocam todos diante da realidade da vida e da morte, ritos que aos poucos, aprendem a celebrar com coragem, respeito e determinação. Entre as personagens, um homem negro e forte, curandeiro da sorte, coloca em prática ritos da sua cultura, oferecendo aos seus “irmãos de viagem”, um canto de amor, de fé e de esperança espiritual. O destino lhe coloca em um novo estado de percepção: o tato, o olfato, a audição e o paladar agora se desdobram em maior sensibilidade pela perda da visão, quando numa prece ao fogo e pedindo que Deus lhe dê a paz, fica cego. Assim, ele realiza seu penúltimo rito, transfere ao homem mais jovem do bando, a iniciação na cura. No último rito, o seu corpo é oferecido como passagem da vida para a eternidade.

A concepção e direção da montagem é de Carlos Roberto Ferreira, a iluminação de João Pereira Filho, a cenotécnica de Alex Silva Mota, o som de Florentin Aquino, as fotos de Carlos Roberto Ferreira e o figurino de criação coletiva. O elenco é formado por Analice Guedes, Cayro Camargo, Cladir Dalla Vechia, Fabrício Sullivan, Frederico Maziere de Moraes, Giorge Almeida, Jaqueline Pessôa, Juliana Ângelo, Karla Emanuela de Souza, Nara Ávila, Paulo Nascimento, Raiza Leão, Verônica de Cássia da Silva e Victor Luiz Duarte Rigotti.

A realização e do Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano e Cine Teatro Cuiabá. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir de 13 de dezembro, terça-feira, das 14h às 18h, e no dia do espetáculo das 14h às 20h. O valor dos ingressos é um real mais um brinquedo novo, que será doado à Creche Inocêncio Leocádio da Rosa, no Residencial Paiaguás, em Cuiabá-MT. 

Serviço


Encerramento da Oficina Ritos de Passagem
Dia: 20 de dezembro, terça-feira, às 20h
Ingressos: bilheteria do CTC, das 14h às 18h, e na terça-feira, das 14h às 18h.
Valor: 1 real + 1 briquedo novo
Informações: (65) 3624-5845
www.cineteatrocuiaba.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/64897/visualizar/