O carro de Valdeno Brito e Matheus Stumpf "sofreu", mas a dupla conseguiu finalizar a corrida e conquistar o campeonato. (Foto: Ivan Pacheco/Terra)
Campeão da categoria GT3 da Itaipava GT faltando uma corrida, a dupla Valdeno Brito e Matheus Stumpf não teve uma semana fácil no Autódromo de Interlagos. Nos treinos livres da sexta-feira, o Ford GT teve um problema no motor, que teve que ser trocado.
No primeiro treino classificatório, Brito ficou em sétimo. O ponto de virada começou no segundo treino classificatório, quando Stumpf terminou em 3º, e a coroação veio na primeira corrida do fim de semana, onde a dupla da equipe AH Competições finalizou em quarto e conquistou o título.
"A gente teve problemas desde quinta-feira, quebras de motor e tudo mais. A gente sabia que o desgaste do pneu seria muito grande aqui. Quando o Valdeno (Brito) saiu, nas cinco, seis primeiras voltas começou a ter trepidação no carro", afirmou Stumpf, que pilotou o automóvel na reta final da corrida.
Enfático, o piloto afirmou que o desgaste foi tamanho que seu objetivo era apenas finalizar a corrida. "Quando peguei o carro, o pneu tava completamente desgastado já, e minha missão não era ganhar a prova, era só tentar chegar com o carro sem que o pneu estourasse".
Onze pontos à frente da dupla formada por Xandy e Xandinho Negrão, a dupla foi beneficiada com a reversão da decisão que tinha tirado 17 pontos da dupla por não ter comparecido ao pódio na etapa do Anhembi, na cidade de São Paulo. Com a pole position de Xandinho na manhã deste sábado, o cenário parecia favorável para os pilotos da equipe A. Mattheis, mas o Lamborghini da dupla também sofreu com os pneus. Na 10ª volta, o dianteiro direito furou e as chances de reverter a classificação praticamente terminaram. A dupla terminou a corrida em 16º.
Ainda no boxe quando o carro rival fez a primeira parada, Stumpf declarou que a equipe não quis informá-lo da má situação dos adversários na parte final da corrida por questões psicológicas.
"Eu vi a primeira parada que eles fizeram e a equipe nem tinha me falado nada, até por uma questão emocional, então eles resolveram ocultar, deixar que eu fizesse minha prova tranquilo", falou. "Consegui fazer o melhor na pista e garantir o título foi muito bom pra gente. A gente não esperava mesmo que ainda hoje poderia saír com o título mas deu tudo certo", finalizou Stumpf.
Comentários