Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 17 de Dezembro de 2011 às 18:18
Por: Henrique Moretti

    Imprimir


A Itaipava GT chega à última etapa da temporada, em Interlagos, com três duplas disputando o título na categoria GT3 e duas na GT4. Um desses pilotos pode comemorar dois troféus no mesmo fim de semana: um na pista paulistana e outro em Yokohama, no Japão, onde se disputa a final do Mundial de Clubes da Fifa. Trata-se do santista Cristiano Federico, que curiosamente é concunhado de Vampeta e confia em fazer o ex-jogador do Corinthians "virar a casaca" e torcer para o Santos diante do Barcelona.

 na ATW Racing Team, o corintiano Caio Lara, de apenas dois pontos em uma das duas etapas da GT4 em São Paulo: isso pode vir com uma nona posição na corrida deste sábado, a partir das 16h30 (de Brasília), ou na de domingo, às 12h30.

Embora ressalte que sua prioridade no fim de semana é o automobilismo, Federico não conseguirá se desligar do futebol. O assessor de imprensa, o fotógrafo e até os integrantes da banda de rock que fizeram uma música para sua equipe moram em Santos e torcem pelo time da cidade. O piloto é natural de São Paulo, mas seu time também é o do Litoral - uma escolha influenciada pelo avô paterno.

"Tomara que dê tudo certo já na corrida de sábado, aí fico mais tranquilo", diz ele. No domingo, além da prova, há o warm up marcado para ocorrer entre 8h25 e 8h40. Às 8h30 (de Brasília), a bola começa a rolar no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, para Barcelona x Santos. O warm up não deve ser um empecilho, visto que Federico só participará do aquecimento caso o carro tenha algum problema na etapa de sábado.

O problema é que a partida pode atrapalhar a concentração para a corrida de domingo, principalmente se houver empate no tempo normal e na prorrogação e disputa por pênaltis. Nesse caso, o time vencedor pode receber a taça só por volta das 11h30.

"Meia hora antes das provas gosto de me desligar, não escutar nenhum barulho. Só coloco meu fone de ouvido (por meio do qual o chefe de equipe se comunica com os pilotos), às vezes durmo no carro. Não tem como não gostar de futebol, mas não dá para estar aqui focado em outra coisa", afirma.

De qualquer forma, ele admite que não resistirá a ver o jogo em seu motorhome - que fica estacionado no circuito e é equipado com quatro televisores -, nos boxes de sua equipe ou na sala de pilotos. "Será um ambiente legal", resume, antes de dar um palpite para a final. "1 a 0 está ótimo. Não dá para pensar que vai enfiar cinco no Barça porque não vai. É igual a mim, que preciso só de um nono lugar e já está muito bom", aponta, não conseguindo se esquecer de sua tarefa na pista.

Vampeta vira santista por um dia

Cristiano Federico, 34 anos, demorou para ver o Santos campeão pela primeira vez. O paulistano confessa não se lembrar do gol do atacante Serginho Chulapa, que decidiu o Campeonato Paulista de 1984 com uma vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians. Quando o corredor é questionado pelo Terra se o primeiro título importante que acompanhou foi o do Brasileiro de 2002, o assessor de sua escuderia, Nilton Alves, 59 anos, interrompe a pergunta. "Tem o Rio-São Paulo e a Copa Conmebol", lembra, citando os troféus erguidos pelo clube praiano respectivamente em 1997 e 1998.

A ATW Racing Team é mesmo recheada de santistas fanáticos e no domingo deve ganhar um "reforço" corintiano. Segundo Federico, Vampeta estará em Interlagos para acompanhar a Itaipava GT. O ex-volante é casado com Roberta Soares, irmã da mulher do piloto.

No circuito paulistano, Cristiano faz até uma homenagem ao concunhado, e o escudo do Grêmio Osasco, clube atualmente na terceira divisão do Campeonato Paulista do qual Vampeta é diretor, está estampado no capô da Ferrari que o corredor guiará provavelmente rumo ao título da GT4.

Mas Federico ganhará também uma pequena contribuição do baiano, 37 anos, que teve três passagens pelo Corinthians (entre 1998 e 2000, entre 2002 e 2003 e em 2007) e conquistou dois Brasileiros, dois Paulistas, uma Copa do Brasil e um Mundial de Clubes da Fifa. "O Vampeta é corintiano fanático, mas o problema dele é com o São Paulo. Ele até vai torcer para o Santos contra o Barcelona", adianta.





Fonte: TERRA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65124/visualizar/