Vendas aumentam 3% em novembro
Lojas de material de construção fecharam novembro com alta de 3% nas vendas em relação a outubro. Análise é do presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Mato Grosso (Acomac/MT), Antônio Zompero, ao atribuir o desempenho à redução na carga tributária (tanto Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -ICMS, quanto Imposto sobre Produtos Industrializados -IPI), que baixou o preço de uma série de produtos.
Na avaliação dele, o ano deve encerrar com 12% de aumento sobre o anterior. "Somente este mês estamos registrando alta de 20% nas vendas de tintas", diz ao complementar que o setor está animado com o próximo ano, apostando em uma continuidade dos bons resultados. Zompero considera ainda que a redução na alíquota do ICMS de 17,42% para 10,15% foi uma grande conquista para o setor que retomou os investimentos. "Para se ter uma ideia, foram abertas 150 novas lojas em Mato Grosso", afirma ao acrescentar que outras unidades estão reformando e ampliando.
No país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), as vendas caíram 1,7% em novembro, sobre outubro. Na comparação com igual mês do ano passado, a alta foi de 2,5%. Na loja de Yusuf Dogan, que vende argamassa, rejunte e pisos em Cuiabá, as vendas deste ano estão equivalentes à do ano passado. "Não cresceu em relação a 2010. Esperamos que possa ser recuperada no próximo ano".
Comentários