Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Dezembro de 2011 às 07:55
Por: ALECY ALVES

    Imprimir


A Avenida Itália, que corta um dos bairros mais nobres de Cuiabá, o Jardim Itália, oferece uma das piores infraestrutura em se tratando de trânsito, asfalto e sistema de esgotamento sanitário.

Essa importante via de ligação do Centro Político Administrativo (CPA), sede do governo do Estado (Palácio Paiaguás), com a região do Coxipó, não dispõe de rede pública coletora de esgoto.

Por causa disso, as tubulações sanitárias das residências são ligadas ao sistema de águas fluviais, que nem sempre recebe manutenção adequada. A conseqüência é a presença de dejetos correndo a céu aberto em alguns trechos da avenida.

Esta semana, por exemplo, o Diário registrou vazamento de fezes em dois pontos da Avenida Itália. Praticamente na frente do luxuoso condomínio Villa Felice, uma caixa que deveria ser coletora somente de água da chuva transborda ininterruptamente espalhando esgoto na margem da pista.

No cruzamento com a Avenida Professora Edna Affi (das Torres), por causa do esgoto, da enxurrada das fortes chuvas e do tráfego intenso de veículos, a pista está sempre esburacada. Há menos de um ano o asfalto passou por manutenção, mas já está bastante danificado.

Pouco antes desse residencial, no sentido Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) para Avenida Dante de Oliveira (dos Trabalhadores), verifica-se situação mais grave.

Os resíduos sanitários das casas estão espalhados sobre a calçada, exalando um odor insuportável. Em toda extensão da Avenida Itália, a pavimentação asfáltica é de péssima qualidade, com buraco e remendos que formam pequenos obstáculos.

A única exceção é o pequeno trecho da frente do condomínio Alfa Ville até Avenida Dante de Oliveira, que passou por obras de alargamento e tapa-buracos.

Já a sinalização de trânsito, tanto vertical quando horizontal, inexiste em toda extensão da Itália.

A gerente da Divisão de Operações de Esgoto da Sanecap, engenheira Vânia Tarcila Borges, disse que pela falta de rede pública coletora grande parte das residências do Jardim Itália tem o esgoto ligado no sistema de água fluvial.

Vânia diz que a Sanecap reconhece que esse não é o modelo correto de saneamento, mas observa que se as galerias de água recebessem manutenção adequada dificilmente ocorreriam problemas como os que existem hoje no bairro.

Na ausência da rede pública, destaca, os condomínios deveriam dispor de sistema individual de coleta e tratamento de esgoto. O Alfa Ville seria o único que oferece serviço de rede própria interligada ao coletor tronco do Córrego Barbado, que passa no fundo do condomínio.

Diretores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) se comprometeram, por meio da assessoria de imprensa, em fazer uma vistoria na avenida de modo a levantar os problemas e fazer uma programação para efetuar os reparos.




Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65320/visualizar/