Presidente diz que ano foi positivo e que os deputados mais uma vez cumpriram bem o papel de legislar. Contudo, o ano foi atípico e o Governo enfrentou muitas crises
Riva avalia atuação da AL e do Governo do Estado
À frente do Poder Legislativo de Mato Grosso, o deputado José Riva (PSD), avaliou como positivo os trabalhos realizados em 2011. Para ele, a Assembleia mais uma vez cumpriu com o seu papel e ninguém pode dizer que alguma ação deixou de acontecer no estado por culpa do Parlamento. Contudo, acredita que a atuação da AL pode ser aperfeiçoada ainda mais, especialmente, na condição de agente fiscalizador do Executivo. Outra meta alcançada, conforme Riva, se refere ao apoio da Mesa Diretora em dar condições para os deputados exercerem o mandato.
“Vejo como extremamente positivo. Apreciamos todas as matérias, umas polêmicas, porém necessárias”, disse. É o caso do orçamento estadual que, segundo ele, está longe de atender a demanda, pois não é impositivo e todas as ações previstas podem ser modificadas numa “canetada”. Em relação ao Governo do Estado, considera que 2011 foi um ano atípico, em que o estado passou por grandes turbulências. Mesmo assim, houve boas intenções do governador Silval Barbosa e vontade de acertar.
“Não podemos negar que muitas coisas têm que mudar no estado. O governador tem consciência disso também”, garante. Entre as sugestões de melhorias, o deputado já sinalizou que o Poder Legislativo abraça a ideia de diminuir o tamanho da máquina pública, que segundo ele, o enxugamento dará fôlego aos cofres públicos e aumentará os investimentos para que o cidadão note de fato a presença do Estado em todas as regiões. “O governador tem acertado, mas infelizmente, administrou muitas crises que poderiam ser evitadas”.
2012 - Expectativa é que no próximo ano, as obras de infraestrutura à Copa do Mundo sejam efetivamente realizadas. Também quer colocar em prática o Código Tributário Estadual para melhorar o sistema de tributação do estado. Além disso, Riva dará continuidade à atenção aos municípios, principalmente aos de economia exaurida e que sofrem com as desigualdades regionais. Terão prioridade as áreas de atenção básica, com investimentos à Saúde, Educação, Infraestrutura, com destaque à pavimentação.
Também é meta continuar defendo a criação da Assembleia Constituinte de 2014. Iniciativa é do Partido Social Democrático – PSD, partido criado em setembro deste ano, sob o comando de Riva em Mato Grosso, onde também atua como secretário-geral da sigla. Objetivo é realizar as reformas necessárias para ajudar o Brasil a crescer. “Precisamos mudar o sistema e realizar as reformas Tributária, Fiscal e Política”. Outra bandeira de luta foi marcada pela criação da Associação Mato-grossense das Áreas Emancipandas e Anexandas (Amaea), para que Mato Grosso volte a ter autonomia para emancipar novos municípios.
Comentários