Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 11 de Dezembro de 2011 às 09:07

    Imprimir


China e Índia se opuseram à União Europeia, em Durban (África do Sul), sobre os termos de um eventual acordo de luta contra o aquecimento global sob a égide da ONU para 2015.

Reunidos com mais de 190 países em sessão plenária da conferência da ONU sobre o clima, os representantes indianos e chineses manifestaram, com veemência, sua oposição à proposta europeia relativa à natureza jurídica de um futuro acordo global para 2015.

Este profundo desacordo poderá levar esta conferência ao fracasso, caso não seja superado nas próximas horas. Um projeto de texto, duramente debatido há 48 horas, propõe um compromisso com um acordo incluindo todos os países do planeta, que seria adotado em 2015. A polêmica reside na natureza jurídica deste texto.

A Europa deseja que seja o mais vinculante possível. A China e a Índia consideram que não podem se comprometer com um acordo deste tipo, lembrando a responsabilidade histórica dos países industrializados no acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera.

"A Índia jamais será intimidada", ressaltou, claramente revoltada, a ministra indiana do Meio Ambiente, Jayanthi Natarajan. "Fazemos as coisas que vocês não fazem (...) Estamos agindo, queremos ver suas ações reais", lançou irritado Xie Zhenhua, principal responsável chinês para questões climáticas, referindo-se aos países industrializados.

O lançamento deste "mapa do caminho" para um tratado global é a condição imposta pelos países europeus para retomar novos compromissos como parte do Protocolo de Kyoto a partir de 2013 e, com isso, mantê-lo viv





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65819/visualizar/