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A passagem de ônibus na Capital passará de R$ 2,50 para R$ 2,70 e, em Várzea Grande, de R$ 2,40 para R$ 2,60
Tarifa vai a R$ 2,70
Transporte coletivo: cuiabanos e várzea-grandenses vão pagar mais devido a aumento de custos das empresas
Os cuiabanos e várzea-grandenses que forem sair para passear de ônibus com a família neste domingo terão que pagar mais caro. Ontem os prefeitos Chico Galindo e Tião da Zaeli, além da presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Ager), Márcia Vandoni, anunciaram o reajuste da tarifa no transporte público.
No dia 29 de novembro, o Diário antecipou a pressão dos empresários pelo aumento. Em entrevista, o presidente do STU (sindicato que reúne as empresas do setor), Rômulo Botelho, disse que a compra de novos veículos elevou os custos no setor.
A passagem na Capital passará de R$ 2,50 para R$ 2,70 e em Várzea Grande de R$ 2,40 para R$ 2,60. Da mesma forma, o intermunicipal –coletivos que fazem a linha Cuiabá-Várzea Grande - passa de R$ 2,40 para R$ 2,60.
O aumento de 20 centavos para as cidades vizinhas se dá pela intenção do Executivo em equiparar as tarifas nos próximos anos. A ideia é que os dois municípios tenham o mesmo preço de passagens para coletivos.
Segundo Vandoni, o aumento é legal e que estaria tomando por base a inflação de 2011. Ano passado o reajuste foi de 9,6% e este ano de 8,33%.
Chico Galindo diz que Cuiabá tem uma tarifa justa e que o aumento não deve prejudicar os consumidores. Ele citou como exemplo o estado de Mato Grosso do Sul, onde a capital Campo Grande também praticaria a mesma tarifa, de R$ 2,70.
O secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Yênes Magalhães, afirma que os problemas estruturais das frotas se resolverão com o tempo. Segundo ele, de sete em sete anos os ônibus serão substituídos, mas que no momento não haverá compra de veículos novos, já que a cidade se prepara para receber os jogos da Copa do Mundo em 2014. “Se trocarem a frota agora, até 2014 estará sucateada de novo”.
O reajuste é anual, a última alteração é de 22 de novembro de 2010. “Desde o ano passado, a Ager em parceria com as prefeituras e Cuiabá e Várzea Grande, optou pela mesma data de reajuste para evitar transtornos à população. Nossa intenção é unificar também os valores até 2014”, disse Márcia Vandoni.
A presidente da Ager explicou ainda que o reajuste é realizado depois de um amplo estudo da planilha de custos apresentado pelas empresas. “Nós checamos todas as informações encaminhadas pelos empresários em relação aos custos operacionais com combustível, manutenção, pessoal, e impostos”, explicou
No transporte de passageiros intermunicipal convencional, o coeficiente tarifário reajustado passa a ser de 0,18 centavos por quilômetro rodado em rodovias asfaltadas e 0,25 centavos por quilômetro em rodovias não pavimentadas (terra).
No dia 29 de novembro, o Diário antecipou a pressão dos empresários pelo aumento. Em entrevista, o presidente do STU (sindicato que reúne as empresas do setor), Rômulo Botelho, disse que a compra de novos veículos elevou os custos no setor.
A passagem na Capital passará de R$ 2,50 para R$ 2,70 e em Várzea Grande de R$ 2,40 para R$ 2,60. Da mesma forma, o intermunicipal –coletivos que fazem a linha Cuiabá-Várzea Grande - passa de R$ 2,40 para R$ 2,60.
O aumento de 20 centavos para as cidades vizinhas se dá pela intenção do Executivo em equiparar as tarifas nos próximos anos. A ideia é que os dois municípios tenham o mesmo preço de passagens para coletivos.
Segundo Vandoni, o aumento é legal e que estaria tomando por base a inflação de 2011. Ano passado o reajuste foi de 9,6% e este ano de 8,33%.
Chico Galindo diz que Cuiabá tem uma tarifa justa e que o aumento não deve prejudicar os consumidores. Ele citou como exemplo o estado de Mato Grosso do Sul, onde a capital Campo Grande também praticaria a mesma tarifa, de R$ 2,70.
O secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Yênes Magalhães, afirma que os problemas estruturais das frotas se resolverão com o tempo. Segundo ele, de sete em sete anos os ônibus serão substituídos, mas que no momento não haverá compra de veículos novos, já que a cidade se prepara para receber os jogos da Copa do Mundo em 2014. “Se trocarem a frota agora, até 2014 estará sucateada de novo”.
O reajuste é anual, a última alteração é de 22 de novembro de 2010. “Desde o ano passado, a Ager em parceria com as prefeituras e Cuiabá e Várzea Grande, optou pela mesma data de reajuste para evitar transtornos à população. Nossa intenção é unificar também os valores até 2014”, disse Márcia Vandoni.
A presidente da Ager explicou ainda que o reajuste é realizado depois de um amplo estudo da planilha de custos apresentado pelas empresas. “Nós checamos todas as informações encaminhadas pelos empresários em relação aos custos operacionais com combustível, manutenção, pessoal, e impostos”, explicou
No transporte de passageiros intermunicipal convencional, o coeficiente tarifário reajustado passa a ser de 0,18 centavos por quilômetro rodado em rodovias asfaltadas e 0,25 centavos por quilômetro em rodovias não pavimentadas (terra).
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65931/visualizar/
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