Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Dezembro de 2011 às 19:46
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


A Operação Fim de Ano Seguro, lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (9) pela Polícia Militar, terá aproximadamente 1.500 policiais atuando ostensivamente em pontos estratégicos das cidades para garantir a segurança do cidadão que costumeiramente vai às compras no período que antecede as festas de fim de ano. Este ano, o grande diferencial é que a PM passa a contar com policiamento montado, que permite ao policial ter  visão privilegiada em locais com grande aglomeração de pessoas.

Na capital 672 militares atuarão diretamente nas ruas, seja a pé, com motos, automóveis, bicicletas e cavalos. A partir do dia 22 de dezembro o policiamento ganha um incremento de mais 60 cadetes que vão reforçar a prevenção aos crimes. Áreas próximas ao centro comercial da cidade, shoppings e bancos, estarão em foco nesta operação. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, há uma preocupação com as saidinhas de banco, e também com o aumento dos roubos à residências.

Em Várzea Grande, o Comando Regional 2, assumido recentemente pelo tenente coronel Wilquerson Felizardo Sandes, contará com 429 militares nas ruas e, a partir do dia 22, ganha o reforço de mais 51 cadetes da Academia de Polícia Militar. O foco principal de ação na cidade industrial também serão os centros comerciais e as regiões bancárias.

Todos os 14 comandos regionais do Estado vão participar da Operação. “A população já tem sentido e visualizado a maior presença da PM nas ruas. Cuiabáconta este ano com o trabalho de 500 policiais a mais no policiamento ostensivo, do que tinha no mesmo período do ano passado, e esse detalhe é considerado pelo comandante como um ganho significativo. Se antes a população não via mais polícias [nas ruas] é porque não tinha de onde tirar mesmo”, declarou Farias.

O comandante do Comando Regional 1, coronel Joelson Geraldo Sampaio, responsável pela capital, aposta no diferencial da guarda montada na hora de intimidar e reprimir assaltos e furtos nas regiões de intenso comércio. No primeiro momento apenas oito cavalos vão atuar juntamente com  dez policias, mas a expectativa é de aumento gradativo deste tipo de policiamento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65960/visualizar/