Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 09 de Dezembro de 2011 às 16:04
Por: Tauana Schmidt

    Imprimir


Com o intuito de incentivar, esclarecer e conscientizar a população sobre o tema, a 1ª secretária da Câmara de Vereadores de Sinop, Leozenir Severo, sugeriu ao Poder Executivo Municipal, que institua no calendário de comemorações oficiais da cidade, o Dia Municipal da Adoção de Crianças e Adolescentes.

Em indicação encaminhada ao prefeito Juarez Costa e com anteprojeto anexo, aprovada na última sessão ordinária, a parlamentar explica que a instituição desse dia destina-se a estabelecer em Sinop uma data específica dedicada à questão da adoção, que, por sua relevância, traz à tona problemas que devem ser resolvidos como a lentidão dos processos e a própria situação das crianças passíveis de serem adotadas.

Hoje, em Sinop, existe um orfanato, o Menino Jesus, que, atualmente, abriga 22 crianças que têm entre 10 meses e 16 anos de idade, sendo que muitas delas são irmãs.

“A adoção necessita de aperfeiçoamento em todas as suas etapas, juntamente com o estabelecimento ou aperfeiçoamento de uma rede de apoio permanente, a fim de que pais e filhos não se sintam sozinhos na sua experiência particular de família constituída pelos laços de afeto e muito carinho, não pelos aspectos puramente biológicos”, salientou.

Conforme a sugestão da vereadora, a data seria comemorada anualmente no dia 25 de maio, tendo por finalidade a reflexão, a agilização, a comemoração e a realização de campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade do tema “adoção” com a realização de debates, palestras e seminários e a promoção de iniciativas visando à adoção de crianças e adolescentes em todo o município.

“É preciso, sobretudo, provocar a reflexão, a agilização e o debate público sobre a questão da adoção, envolvendo poderes e órgãos estatais juntamente com entidades da sociedade civil. A adoção não é a última maneira de se ter filhos, mas sim, outra forma de ser pais. Essas questões devem ser refletidas e comemoradas em uma data específica, pois a adoção é uma experiência humana que demanda de todos envolvidos, em suas múltiplas expressões, um permanente debate dos direitos e deveres, no sentido de implementar estudos e ações para a troca de ideias e de experiências, que precisa ser mais bem compreendida pelos poderes públicos e pela sociedade”, reforçou Leozenir Severo.

INFRAESTRUTURA

Ainda durante a última sessão ordinária, a vereadora Leozenir Severo também reivindicou melhorias de infraestrutura ao Poder Executivo. Em indicação ao prefeito, com cópias aos secretários Municipais de Trânsito e Transporte Urbano, Júlio Dias, e de Obras e Serviços Urbanos, Edilson Rocha, a vereadora mostra necessidade da instalação de cobertura em dois pontos de ônibus no Jardim das Nações, sendo um na Rua das Andorinhas próximo a igreja e outro na Rua dos Cúrios próximo ao posto de saúde.

“Assim como outras indicações, eu já fiz essa cobrança outras vezes, mas muitas indicações, a maioria, aliás, não foram atendidas. Só espero que ninguém que utiliza o transporte público nesse bairro tenha gripe ou alguma doença de pele por ter que ficar esperando o ônibus na chuva ou debaixo de sol, no relento”, cobrou a vereadora.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65987/visualizar/