Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Dezembro de 2011 às 20:58

    Imprimir


O Banco Central Europeu (BCE) reduziu nesta quinta-feira (8) a taxa de juro da zona do euro em 0,25 ponto percentual, para 1%, como esperado por agentes financeiros, num momento de piora da crise de dívida de países da Europa.

A decisão é conhecida em um momento considerado importante para a Europa, de discussão de soluções para os problemas da dívida soberana. Entre esta quinta-feira e sexta-feira, as autoridades europeias têm uma série de encontros para debater os planos para salvar o euro.

Com a decisão do BCE, a taxa básica de juros cai para seu nível histórico mais baixo, que já havia atingido 1% em maio de 2009 e abril de 2011.

O BCE informou que lançará duas operações de empréstimos a 36 meses a favor dos bancos, à taxa fixa e quantias ilimitadas, para melhorar seu acesso à liquidez. O banco ampliará as garantias em troca de empréstimos para permitir que os bancos com maiores dificuldades recebam este financiamento, anunciou seu presidente, Mario Draghi.

O BCE reduziu sua previsão de crescimento para a zona do euro em 2012, de 1,3% para 0,3%, devido à "forte incerteza vinculada à crise da dívida", disse Draghi.

Para 2011, o BCE manteve sua previsão de crescimento a 1,6% e para 2013 a fixou a 1,3%.

Também nesta quinta-feira, o Banco da Inglaterra manteve a taxa de juro em 0,5% e conservou seu programa de compras de ativos em 275 bilhões de libras.

Reunião de líderes
Proposta elaborada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chefe do governo alemão, Angela Merkel, busca reformar os tratados europeus e será apresentado aos chefes de Estado e de Governo dos 27 países da União Europeia (UE), reunidos em Bruxelas.

O compromisso franco-alemão prevê essencialmente potencializar a disciplina orçamentária, com a adoção de uma regra de ouro em todos os países e sanções automáticas no caso de que se supere o teto do déficit autorizado (3% do Produto Interno Bruto), assim como mecanismos de "solidariedade" financeira com os países em dificuldade






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66094/visualizar/