Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Dezembro de 2011 às 17:24

    Imprimir


O MT Hemocentro intensifica ações para doação de sangue neste final de semana. A ação de sensibilização e captação de novos doadores é para atender a demanda de sangue em todo Estado e normalização do estoque. A diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani faz um convite a população mato-grossense para a necessidade da doação de sangue, pelo fato da proximidade das festas de final de ano.
 
Outro fator que aumenta a necessidade do constante chamamento de novos doadores é o curto tempo de validade do concentrado de plaquetas. “Cada bolsa de sangue pode ser dividida em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, o plasma e concentrado de crio - precipitados (por isso dizemos que quem doa sangue pode salvar até quatro vidas). Dos quatro hemocomponentes o que têm menor vida útil, e que é um dos mais solicitados, é o concentrado de plaquetas”, explicou Eliana Rabani.
 
“O ato de doação é um ato espontâneo. Os doadores do tipo O, A e B positivos são mais freqüentes, Já o AB positivo e os de fator RH negativo são menos incidentes na população. Segundo dados da Secretaria, em Mato Grosso, apenas 6% da população tem o tipo O negativo, que é o doador universal. Daí a necessidade mais freqüente da busca desses doadores”, destacou a diretora.
 
A diretora lembra ainda que, ainda assim, todos os tipos de sangue são importantes, e que a unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação. A conscientização da população é necessária para manter um estoque permanente no intuito de atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. “Salientamos ainda, que o MT Hemocentro está apto a atender uma demanda superior a 60 doadores/dia. (Ascom SES)




Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66252/visualizar/