Juizado da Fazenda Pública julgará ações contra o Estado
Tribunal de Justiça de Mato Grosso implanta nesta segunda-feira (05) o Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá hoje. Na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho também lança o projeto piloto do Processo Judicial Eletrônico (PJe), desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o TJMT.
Sob o comando do juiz Aristeu Batista Dias Vilella, o Juizado Especial da Fazenda Pública terá competência para processar, conciliar e julgar causas cíveis contra o estado de Mato Grosso, município de Cuiabá, autarquias, fundações e empresas públicas, até o valor de 60 salários mínimos, como dispõe a lei nº 12.153 de 2009 a implantação do Juizado dará mais agilidade na tramitação desses processos.
De acordo com a lei, não se incluem na competência do Juizado Especial da Fazenda Pública as ações de mandado de segurança, de desapropriação, de divisão e demarcação, populares, por improbidade administrativa, execuções fiscais e as demandas sobre direitos ou interesses difusos e coletivos. Também as causas que tenham como objeto a impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis ou sanções disciplinares aplicadas a militares. (W.S)
Comentários