Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 05 de Dezembro de 2011 às 13:05

    Imprimir


O chefe dos Serviços de Inteligência sauditas, Muqrin bin Abdul Aziz, anunciou nesta segunda-feira em Riad que seu país tem a intenção de "aplicar reformas políticas em breve", sem especificar a natureza das mudanças ou uma data concreta.

"A reforma séria é necessária em qualquer lugar, seja no reino (saudita) ou nos outros países do Golfo Pérsico", disse Abdul Aziz em discurso no segundo dia de um congresso sobre as relações do golfo com o mundo.

O principal responsável pela inteligência saudita destacou a importância de efetuar as mudanças no tempo e ritmo adequados, "para que as reivindicações de reforma não se transformem em um caos que afete os povos antes de prejudicar os Governos".

Sobre os processos eleitorais em alguns Estados árabes, Abdul Aziz disse que "os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) respeitam as opções dos povos desses países". O CCG é uma rica aliança petrolífera integrada pela Arábia Saudita, Catar, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Omã.

Alguns países como Bahrein, Kuwait, e inclusive a própria Arábia Saudita foram palco de protestos contra o Governo nos últimos meses.

Na Arábia Saudita, os protestos se desenvolveram nas áreas de maioria xiita, que há anos se queixam da marginalização que sofrem, já que os xiitas não podem ingressar no Exército, no Ministério do Interior ou de Relações Exteriores, entre outras instituições.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66539/visualizar/