Reuniões com representantes do Ministério da Agricultura marcam atividades da semana de reciclagem
Adidos agrícolas reúnem-se em Brasília
A 2ª Semana de Coordenação dos Adidos vai reunir no Brasil os oito adidos agrícolas que trabalham em embaixadas do Brasil no exterior, em regiões consideradas estratégicas para o comércio agropecuário. Os encontros começaram no último dia 2 de dezembro, com reuniões em São Paulo, e seguem durante toda esta semana, em Brasilia. O objetivo é promover uma reciclagem sobre as diretrizes e prioridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também serão discutidas as pendências técnicas e administrativas e será organizado o Plano de Trabalho para 2012.
De hoje (5) até sexta-feira (9), os debates serão em Brasília, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura. O secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, participa de todos os encontros previstos na agenda. Segundo ele, além de defender os interesses do Brasil, o papel dos adidos também está ligado à identificação de oportunidades de novos mercados e destinos para os produtos nacionais. “Em assuntos importantes como a prevenção de problemas nas negociações sanitárias e solução de questões de impasse, é de fundamental importância o papel dos nossos adidos no exterior” destaca o secretário.
Na sexta-feira, 2 de dezembro, os adidos estiveram em São Paulo com representantes do setor produtivo animal, vegetal, sucroalcooleiro, além de cafeicultor e fruticultor. Eles foram recebidos por representantes da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). No período da tarde, também na capital paulista, os adidos tiveram reuniões com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).
Adidos
Os adidos foram selecionados entre 195 funcionários de carreira do Ministério da Agricultura e de órgãos vinculados, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em meados de 2010. Estão lotados nas embaixadas do Brasil em Bruxelas (Bélgica), Pequim (China), Genebra (Suíça), Buenos Aires (Argentina), Moscou (Rússia), Pretória (África do Sul), Tóquio (Japão) e Washington (Estados Unidos). A missão de cada um dos adidos no exterior vai durar, pelo menos, dois anos.
Comentários