Moradores têm dificuldades para chegar a cidade de Barão de Melgaço. Por causa disso, 14 alunos da região perderam dois meses de aula.
Com pontes precárias, comunidades no Pantanal de MT ficam isoladas
Cerca de 50 moradores de comunidades rurais em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá estão com dificuldades para chegar até a cidade porque uma das pontes que dá acesso ao local quebrou com o início do período chuvoso. De acordo com o vaqueiro Sidney Teixeira, os turistas também enfrentam o mesmo problema, pois na região há uma área de turismo rural. “Não tem como a gente sair daqui porque com a chuva que deu encheu o rio e a cabeceira foi levada. Infelizmente, até hoje não foi arrumada”, comentou.
O secretário de Obras do município, Ernesto Nunes, afirmou que não tinha conhecimento dos problemas e que vai levá-los ao prefeito para que as providências sejam tomadas.
Outra ponte que serviria de alternativa para o tráfego de veículos também está com a estrutura precária. Conforme o presidente da comunidade, Hérmes Ribeiro, para chegar ao destino, os moradores tiveram que improvisar uma "espécie" de passarela com pedaços de pau e madeira para desviar das estradas cheias de buracos e grandes poças de água. "Só conseguimos passar quando não chove", disse.
Com o problema nas estradas, 14 alunos da comunidade também perderam dois meses de aula. O único professor da região, Eder da Silva, contou que para que o cumprimento do ano letivo não se afetasse ele teve ir até a casa dos alunos para ministrar as aulas.
“Com a cheia do Rio São Lourenço caíram as cabeceiras das pontes. Então, tivemos que transportar a moto no barco para atravessar o rio e chegar até a casa desses alunos”, reclamou.
Comentários