Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 03 de Dezembro de 2011 às 04:33

    Imprimir


A oposição ao presidente Hugo Chávez na Venezuela realizou na noite desta sexta-feira (2) em Caracas um panelaço para protestar contra o governo no momento em que se reuniam mandatários e representantes de 33 países na cúpula de criação da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Para responder à manifestação, convocada por personalidades da oposição e pela pré-candidata à Presidência venezuela Maria Corina Machado, aliados do chavismo promoveram um show de fogos artifícios simultâneos que acabou por perturbar a reunião de alto nível. A estrutura do evento foi montada próximo ao centro de Caracas, no maior complexo militar da capital, o forte Tiúna.

Às 20h (22h30 em Brasília), o barulho das panelas e buzinas no leste rico de Caracas era forte, misturado às explosões de fogos no horizonte.

Enquanto isso, na primeira sessão plenária da Celac, o ditador de Cuba, Raúl Castro, discursava. O governante cubano interrompeu o discurso para questionar Chávez a respeito dos fogos de artifício. Chávez respondeu que era a manifestação de apoio dos venezuelanos à Celac.

Mais tarde, a presidente argentina, Cristina Kirchner, elogiaria a organização da Celac, mas pontuaria: "Com exceção dos fogos de artifício". "Já terminaram, já terminaram", respondeu Chávez.

O Twitter reproduzia a polarização política da Venezuela, com manifestações contra e a favor do panelaço e do "foguetaço". A Venezuela já está em plena campanha eleitoral rumo à votação de outubro de 2012 que elegerá o presidente do país. Chávez, convalescente de câncer, enfrentará o candidato único da oposição que será eleito em inéditas primárias previstas para 12 de fevereiro.

IMPERATIVO

Antes, a presidente Dilma Rousseff havia feito o primeiro discurso da plenária da Celac. A brasileira defendeu que retirar pessoas da pobreza na região era um "imperativo ético".





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66785/visualizar/