Uma árvore que fica em um canteiro de uma das avenidas mais movimentadas de Cuiabá, a Fernando Corrêa da Costa, foi escolhida por vários guachos como local de abrigo e de reprodução há cerca de três anos. Hoje, há pelo menos 30 ninhos no alto de um pé de angico e chamam a atenção de quem passa por serem suspensos de ramos e formados por vários gravetos.
De acordo com o ornitólogo, João Batista Pinho, esse é o primeiro caso em Mato Grosso em que essa espécie faz ninho na cidade e aponta algumas vantagens que contribuem para isso. "Cuiabá tem uma característica bem peculiar, pois possui mata ciliar, Pantanal e cerrado próximo ao município", explicou, ao afirmar que as aves estão nesse local porque fica próximo ao Rio Coxipó, cujas margens possui mata conservada que dispõe de alimentos.
Doutor em Ecologia, ele contou que esse é um período reprodutivo dos guachos e avalia que apesar do barulho dos veículos que trafegam pela avenida as aves se sentem protegidas contra os predadores naturais. "Tem uns três anos que já estão ali, então isso é sinal de que até hoje não houve nenhuma interferência do homem", destacou.
Ninhos chamam a atenção de quem passa pelo
local.(Foto: Pollyana Araújo/ G1)
Funcionário de uma loja de alumínio que fica de frente para a árvore, Diego Silva Araújo, disse ao G1 que os pássaros costumam se aglomerar durante o final da tarde e que muitas pessoas vão ao local para ver de perto esse espetáculo da natureza. "Tem horas que eles [pássaros] brincam e passam por cima dos carros. Teve uma vez que um deles entrou embaixo de carro e ficamos com medo de que fosse atropelado", contou.
Ele afirmou ainda que considera incrível as aves ficarem em uma região de grande movimento, pois onde mora, em Várzea Grande, na região metropolitana da capital, há uma área de mata próxima e não existem tantos ninhos como nessa árvore.
Comentários