A Polícia Federal na Bahia deflagrou uma operação interestadual na manhã desta sexta-feira (2), que prendeu suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas, roubo, receptação e adulteração de veículos na Bahia, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Segundo informações da polícia, a operação, batizada de "Perda Total", cumpriu 16 mandados de prisão e seis de busca e apreensão.
Cerca de 80 policiais federais trabalham em conjunto nas cidades de Salvador, Ponta Porã (MS) e Piracicaba (SP). Ainda segundo a PF, a maioria dos presos já possui antecedentes criminais, sendo que os líderes se encontram custodiados no sistema prisional de Salvador, de onde comandavam as ações da quadrilha.
Esquema
De acordo com as investigações da PF, a organização criminosa agia a partir do roubo e do furto de veículos em Salvador, “clonando” os chassis e documentos a partir de dados de veículos em situação regular. Em seguida, os automóveis eram enviados a traficantes de outros estados como forma de pagamento para carregamentos de drogas que abasteciam a capital baiana.
Penas
Os presos e envolvidos foram indiciados pela prática de crimes de roubo qualificado (arts. 157, § 2º, incisos I, II e IV), receptação (artigo 180), formação de quadrilha (artigo 288) e adulteração de marca/sinal em veículo automotor (artigo 311), todos do Código Penal Brasileiro, além do crime de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico previstos nos arts. 33, 35 e 40, inciso V, da Lei nº 11.343/2006.
Os envolvidos nos esquemas serão apresentados nesta sexta-feira, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, no bairro do Comércio.
Comentários