Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Dezembro de 2011 às 10:19
Por: Weverton Correa

    Imprimir


O coordenador substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Colíder (160 km de Sinop), Sebastião Martins, está impedido pelo terceiro dia seguido de frequentar a sede do órgão. Índios kayapós entraram na unidade, na terça-feira (29 de dezembro), e ordenaram sua saída, reivindicando o retorno do líder indígena Megaron Txucarramãe, ao cargo, exonerado dia 31 de outubro.

Sebastião disse, ao Só Notícias, que o diálogo com indígenas segue para apaziguar dos ânimos, e servidores trabalham parcialmente na unidade. "Estamos evitando um confronto direto e atuando nessa situação para pacificar, porque para trabalhar com os índios tem que ter uma método especial", afirmou. A Funai de Brasília ainda deve se manifestar, já que eles não querem a entrada do substituto até que a portaria sobre a exoneração de Megaron seja revogada.

Megaron é uma das principais lideranças indígenas kayapós e atuava na região desde 1995 até chegar a chefia da coordenadoria. Sua demissão, conforme Só Notícias já informou, estaria ligada à oposição da construção de hidrelétricas planejadas pelo governo federal no Nortão e, também, a Belo Monte, no rio Xingu (PA). A Funai nega qualquer tipo de ligação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66885/visualizar/